Balneário do Pontal em Carinhanha faz parte de área de preservação ambiental.

O balneário do Pontal é um espaço que recebe turistas de várias cidades das regiões Oeste e Sudoeste da Bahia, Norte de Minas Gerais e está localizado na cidade de Carinhanha, há apenas alguns quilômetros do perímetro urbano, dentro da Área de Preservação Ambiental do Pontal Perí-Perí, sendo banhado pelo rio Carinhanha e possuidor belas praias ideais para um banho de rio. Lagoas, árvores e animais silvestres completam o bioma do local.

Embora o Pontal de Carinhanha seja um espaço de preservação, há muitos anos que não se percebe uma ação efetiva de preservação do lugar. Cercas e algumas poucas placas amareladas pelo sol ainda estão no lugar. No momento não há fiscalização e nem orientação para os frequentadores do balneário. Situações que podem ser responsáveis por absurdos ambientais degradantes.

Nessa semana, um pescador da cidade de Carinhanha, flagrou uma cena estarrecedora e realizou um vídeo com uma denúncia, em tom de desabafo, sobre a derrubada criminosa de uma das árvores antigas do local. “A maior árvore do Pontal foi derrubada”.

A árvore, que segundo o pescador é um espinheiro, planta natural do Cerrado, pode ter sido supostamente derrubada por turistas frequentadores do local.  “Colocaram fogo no tronco da árvore e fizeram ela de fogão”. Não foi informada a data exata da derrubada.

No final do vídeo ele pede providências ao poder público.

Veja o Vídeo:

Compartilhe à Vontade

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui