carnaval correntina
                        Foto: Reprodução

A festa mais popular do Brasil também é espaça para alertas. Na cidade de  Correntina, Oeste da Bahia, tem feito das comemorações dos 100 anos dos festejos carnavalescos no município, um espaço para falar sobre a importância da água.
O tema do carnaval é “Corre em águas, corre em veias, Correntina”, segundo a prefeitura é uma alusão à poesia do correntinense Leandro Caetano que trata da ligação do povo da região, formada por ribeirinhos, quilombolas, povos indígenas e outros povos tradicionais, com os rios.
“Nosso município é muito rico em águas. Aqui nascem cinco rios, os quais formam o Correntina, que alimenta o São Francisco. Mas nós temos tido problemas com diversos pequenos rios secando”, disse o prefeito Nilson José Rodrigues, que é ribeirinho, à Agência Brasil.
Conforme o prefeito, o tema foi escolhido para fazer um chamado à proteção dos rios da região e a valorização da luta dos ribeirinhos pelo uso das águas de forma sustentável.
Nos últimos meses, a cidade tem sido palco de protestos da população em defesa das águas. Moradores criticam a exploração desse bem por parte de empresas do agronegócio ali instaladas. Segundo informações do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), um problema que acentua uma disputa que há década ocorre na região entre comunidades tradicionais e empresários. Com informações da Agência Brasil.

Compartilhe à Vontade

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui