Com a reeleição José Bites comandará a instituição até 2021.

As eleições da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que aconteceram durante toda a última terça-feira (3), confirmaram a reeleição do reitor José Bites de Carvalho por mais quatro anos no cargo. Apesar da confirmação da vitória pela Uneb, ainda não houve divulgação do número de votos para cada chapa. Para o maior cargo da instituição, foram aprovadas três chapas pela Comissão Eleitoral, a de Carla Liane e Joabson, a de José Bites e Marcelo Ávila, e a Valdélio Silva e Márcia Guena.

Puderam participar das votações professores, técnicos administrativos e discentes de cursos presenciais e à distância dos 29 departamentos dentro dos 24 campi (entre eles os de Jacobina, Itaberaba e Seabra, na Chapada Diamantina). Uma das propostas de Bites é fortalecer, além da graduação, a pós-graduação, mestrado e doutorado nos campi do interior.

José Bites de Carvalho nasceu no estado de Goiás, município de Inhumas, em 1956. Professor assistente da UNEB, possui graduação em Geologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), especialização em Metodologia do Ensino de Geociências pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e mestrado em Geologia pela Ufba, instituição na qual também iniciou seu doutorado.

Bites trabalhou na área de educação, geologia e gestão pública com ênfase em educação, atuando principalmente nos temas ambientais, metodologia do ensino e formação docente. Exerceu, por três mandatos, o cargo de diretor do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB, em Senhor do Bonfim. Entre 2010 e 2013, esteve à frente da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da instituição, sendo eleito, no final de 2013, para reitor da UNEB, junto com a vice-reitora Carla Liane, com mandato de 2014 a 2017. Com a reeleição José Bites comandará a instituição entre até 2021.

Compartilhe à Vontade

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui