UFBA é a melhor universidade do Nordeste em ranking internacional

0
GrupoSCosta-350x250px
ufba19718
A Instituição baiana está na 30ª posição no ranking de melhores universidades da América Latina. A Universidade Federal da Bahia (Ufba) está na 30ª posição no ranking de melhores universidades da América Latina, divulgado nesta quarta-feira (18) pela revista britânica Times Higher Education (THE). Entre as instituições brasileiras, a UFBA está na 14ª posição e ocupa o primeiro lugar na região Nordeste. O primeiro lugar do ranking ficou com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2016, primeiro ano que a publicação divulgou os dados, a unidade havia ficado na segunda posição, atrás da Universidade de São Paulo (USP).
Em nota, a Ufba informou que não apareceu no ranking anterior por problemas no preenchimento dos dados solicitados pelos responsáveis pelo levantamento. “Já no ano passado, um trabalho criterioso no fornecimento das informações pedidas, conduzido pelo professor Jorge Salles, coordenador de avaliação institucional na Superintendência de Avaliação e Desenvolvimento Institucional da Universidade (Supad), permitiu que se refletisse com mais fidelidade a real situação da Ufba. O resultado apareceu no ranking latinoamericano deste ano, e deve se refletir também no mundial”, informa a instituição, em nota.
A publicação analisou aspectos das instituições em cinco áreas diferentes: ensino (ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume, renda e reputação); citações (influência da pesquisa); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e renda da indústria (transferência de conhecimento).
As universidades brasileiras têm boa colocação no estudo e ocupam seis das dez primeiras posições. No total, o país tem 43 instituições representadas em um universo de 129 avaliadas na América Latina e no Caribe.
Confira a lista das dez primeiras colocadas:
1- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
2- Universidade de São Paulo (USP)
3- Pontifícia Universidade Católica do Chile
4- Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
5- Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey
6- Universidade do Chile
7- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
8- Universidade de Los Andes da Colômbia
9- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
10- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Correios