Abertura da 42ª Romaria da Terra e das Águas destaca a luta pelos direitos sagrados

0
GrupoSCosta-350x250px
romaria
Foto: Reprodução TV Bom Jesus

A esplanada do Santuário do Bom Jesus ficou lotada na noite desta sexta-feira (5). Milhares de romeiros e romeiras participaram da abertura da 42ª Romaria da Terra e das Águas, que este ano tem como tema “Terra, Água e Justiça: Direitos Sagrados”. Até o próximo domingo (7), integrantes de diversas dioceses da Bahia participam, na cidade de Bom Jesus da Lapa, de momentos celebrativos, culturais e espaços de debate.

esplanada
Foto: Reprodução TV Bom Jesus

A Romaria teve início com a Celebração Eucarística, presidida pelo bispo local, Dom João Cardoso dos Santos, e contou com a presença de padres, diáconos e bispos de outras regiões. Ao comentar sobre o tema da Romaria, Dom João chamou a atenção para os direitos sagrados (terra, água e justiça) que vêm sendo negados ao povo.  “Terra é uma questão de direito, de justiça. Esta é a promessa de Deus a Abraão. Não há pobreza maior do que privar a pessoa humana da dignidade de trabalhar e tirar o sustento do seu próprio suor”, ressaltou.

Durante a Celebração, jovens da Pastoral da Juventude e do Meio Popular (PJMP) subiram ao altar com cartazes e uma faixa escrita “Poder ao Povo”. Após esse momento, houve o acolhimento de representantes da Diocese de Graz da Áustria, com uma cruz simbolizando a aliança de solidariedade entre as dioceses.

cruz
Foto: Reprodução TV Bom Jesus
BahiaFArmShow-350x250px

O integrante da coordenação da Romaria, Mauro Jakes, enfatizou que as romarias são manifestações de Deus na história de luta do povo, um momento de denúncia das violências sofridas pelo homem e a mulher do campo, e de anúncio das experiências de resistência das comunidades tradicionais, da conquista dos territórios, da água e da plenitude da vida.

Neste sábado(6),  a partir das 8h, serão realizados os plenarinhos, momentos de formação social e política que discutirão as temáticas: Terra, Fé e Política, Crianças, Juventude e Rio São Francisco e outras Bacias. À tarde, os romeiros e romeiras acompanharão a Via Sacra com saída da Esplanada, às 16h, e às 20h, acontecerá a Noite Cultural, no estacionamento do Santuário. Texto e fotos: Equipe de Comunicação CPT BA.

Assista a homília de Dom João Santos Cardoso na abertura do evento: