Ações de combate às drogas é discutido em sessão na Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa

1
GrupoSCosta-350x250px

camaa 2

Os problemas provocados pelo uso do álcool e das drogas ilícitas foram destaques na Câmaras de Vereadores de Bom Jesus da Lapa na sessão desta terça-feira (20). Reconhecendo que o tema é polêmico, mas necessário, a vereadora Andreia Luiza dos Santos, ou como é conhecida, Andreia do João Paulo II, apresentou o requerimento nº 011/2018 que solicita uma audiência Pública no dia 4 de abril de 2018 para falar sobre o tema álcool e drogas ilícitas com a participação das autoridades competentes e a sociedade lapense de modo geral.

camara 3

BahiaFArmShow-350x250px

Foram debatidos pelos edis ações de combater o uso de álcool e drogas na cidade, que precisam ser pensadas, envolvendo poder público e as famílias.

“As vezes as pessoas não gostam de tocar nesse assunto por diversos ferimentos, nós sabemos que a droga e o álcool hoje é um problema muito sério no município de Bom Jesus da Lapa, que não é só mais na sede, nas comunidades rurais que antes não chegava, agora, infelizmente já tem. E o que fazer? O que vamos fazer? Se calar, provocar ou procurar situações para amenizar ou acabar? Não sei, mais eu sei, que não podemos ficar de braços cruzados vendo o que está acontecendo no nosso município, cada dia que passa, quantos jovens, quantas crianças se perdendo por causa da droga? E nós precisamos provocar a sociedade a fazer questionamentos e buscar políticas públicas para acabar com o que vem acontecendo. A gente tem que cobrar, também, o que está sendo feito em todas as instâncias. (…) a gente precisa acordar, perceber que as crianças não querem estudar, ver o quanto aumentou a evasão escolar no nosso município. E alguém já perguntou porque o motivo, qual o foi o problema, o que está acontecendo?”, disse a vereadora.

camara

Ela destacou que os diretores já não sabem o que fazer, depois que as drogas chegaram dentro de escola, e que a Câmara não pode cruzar os braços diante do que vem acontecendo. “A gente precisa discutir esse assunto, e buscar alternativas para os nossos jovens que estão surgindo”, disse Andreia.

O vereador Romeu opinou sobre o tema e disse que o município precisa parar de fazer festas carnavalescas que incentive com as músicas o uso das drogas, e sugeriu incentivar as escolas e abrir centros profissionalizantes, trazer bolsas de estudos e empresas para o município, capazes de oferecerem uma oportunidade para os jovens.

O vereador Irmão Romilson falou, que pelo fato da droga ser licita, ela entra de forma agressiva nas famílias, e destacou: “o maior crime que uma mãe ou pai de família pode fazer hoje, é pegar R$ 10,00 e dá para uma criança comprar uma litrão e uma carteira de cigarro.  Temos que fazer essa reflexão (..) O problema não é só do governo do Estado, do prefeito, mais nosso também, que precisamos pensar se não estamos sendo coniventes com isso também”, provocou.

O presidente da Casa, Miguel Leles, disse que o município precisa fortalecer as parcerias, especialmente com o Proed, que atende jovens no município, ajudando a buscar um novo caminho, e destacou a importância de uma audiência pública para debater o tema junto com a comunidade.

O consumo de drogas é um drama recorrente que atinge milhares de famílias em todo o país. Em Bom Jesus da Lapa, também é possível encontrar famílias “devastadas” pelo ciclo vicioso, que não livra crianças, idosos, ninguém. É um desespero total para as famílias. Há aqueles que perderam a vida tão cedo, em função das drogas.

Na casa que alguém morreu prematuramente em função das drogas, os depoimentos são os mesmos. A família sofre não só com as atitudes agressivas da pessoa sob o efeito de drogas ou com os pequenos furtos. Mas também por ver alguém querido deixar sua rotina  para viver em função do vício e ser morto de forma violenta. O pior é a sensação de impotência, de não conseguir ajudar a quem ama.

Programas e projetos sociais ajudam a levar informação e até afastar jovens a adultos da criminalidade. O Proed em parceria com o município, por exemplo, debate o assunto nas escolas, forma multiplicadores de informações e agentes de desenvolvimento. Seguimentos religiosos de Bom Jesus da Lapa,  também fazem esse tralho, como a Comunidade Terapêutica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, vinculado a Igreja Católica, e A comunidade Terapêutica Vila Nova, vinculado a Igreja Evangélica Batista Missionária.

Nesses espaços as pessoas buscam mudar de vida, tomar um novo rumo. Apesar de ser um processo difícil, há solução.

1 COMENTÁRIO

  1. As autoridades devem lutar pra mudar as leis, estruturar as polícias, melhorar a educação, combater a corrupção nos governos e nas prefeituras, obrigar os prefeitos a investir pesado em infraestrutura e fiscalizar o uso desses recursos, aí sim, vocês vão ver mudanças reais nos jovens e nos municípios, caso contrário, ficamos na mesma.

Comments are closed.