Após 22 anos, prefeitura fecha lixão de Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
Lixão fechado

O famoso e criticado lixão de Bom Jesus da Lapa, teve seu último dia de funcionamento na última segunda-feira (16).  A área recebia detritos da construção civil e o lixo da cidade desde meados de 1995.

A Prefeitura fechou o espaço e mudou  a área de recebimento dos resíduos para o aterro sanitário Municipal, próximo a BA 160, sentido Malhada, há 6 km do trevo.

A fumaça do lixão causou vários problemas para os moradores do Residencial Bom Jesus, “sempre no fim de tarde aqui fica difícil respirar”.

Localizado na saída para Paratinga, do lado da BA 160 o lixão de Bom jesus da Lapa foi tema de vários debates nesses dois últimos anos, especialmente da Câmara de Vereadores do município. Sempre que pegava fogo, a fumaça causava problemas de saúde aos bairros próximos, especialmente ao Residencial Bom Jesus.

BahiaFArmShow-350x250px

O lixão foi fechado depois de um grande incêndio no fim de semana, onde vários catadores que fazem a reciclagem dos materiais depositados no local, tiveram que ser tirados às pressas.  Esses catadores fazem parte de um grupo que sempre trabalhou na área, em situação de risco, se expondo a vários agentes de contaminação.

Próximo ao local fechado será construída a nova rodoviária de Bom Jesus da Lapa.