BA 160 de Bom Jesus da Lapa à Malhada: “Recuperação será licitada até o final do ano”, diz Governador

0
GrupoSCosta-350x250px
A BA 160 que deveria ser um elo e desenvolvimento se transformou no símbolo do abandono e da exclusão, simplesmente por não existir trafegabilidade.

Uma das piores estradas do Brasil, na opinião da Confederação Nacional do Transporte (CNT), dos vereadores lapenses e de quem transita por ela, a BA 160 de Bom Jesus da Lapa a Malhada poderá ter a sua recuperação licitada até o final do ano. Pelo menos isso foi o disse o Governador da Bahia, Rui Costa, que cumpria agenda de inaugurações na manhã dessa quinta-feira (22) na cidade de Paratinga. Rui respondia às perguntas da imprensa, no momento em que nossa equipe, buscou ouvir a posição do governador sobre essa estrada que atende a diversas comunidades quilombolas e, atualmente, está intrafegável.

Perguntamos: “Governador, qual a posição do Sr. sobre a recuperação da BA 160 que liga as cidades de Bom Jesus da Lapa a Malhada, região formada por diversas comunidades quilombolas, mas que está abandonada e intrafegável?”

O governador Rui Costa respondeu: “Nós iremos recuperar a BA 160. Até o final do ano nos faremos a licitação para recuperação dessa estrada”.

BahiaFArmShow-350x250px

Notícia traz esperança e ânimo para a população dessa região que há muito tempo cobra das autoridades melhorias nessa via.

A BA 160 que deveria ser um elo e desenvolvimento se transformou no símbolo do abandono e da exclusão, simplesmente por não existir trafegabilidade. Diante disso, a população quilombola que reside na região, questiona “quais são as reais prioridades do governo para o povo negro”.

Vereadores de Bom Jesus da Lapa e de Malhada entraram na luta pela recuperação da BA 160, inclusive acionando deputados votados nesta região. Na sessão da Câmara de vereadores no dia 13 deste mês, foi apresentado pelo vereador Davi Arcanjo (PT), um requerimento pedindo, de forma emergencial, o patrolamento da BA 160. Outros vereadores citaram diversos acidentes e mortes nesses últimos doze anos na BA 160, em função das péssimas condições da estrada.

A BA 160 começa em Ibotirama e termina em Malhada, sendo a principal estrada que liga Bom Jesus da Lapa a dezenove comunidades, a maioria delas quilombola, onde está localizada uma das primeiras comunidades quilombolas reconhecidas no Brasil, Rio das Rãs.

A respectiva estrada foi inaugurada em 1990 e liga os municípios de Malhada a Bom Jesus da Lapa. Na época a intenção era escoar a produção do projeto Formoso em Bom Jesus da Lapa, inclusive, a estrada era um importante elo para o Norte de Minas Gerais. Com o tempo, foi esquecida, sendo considerada oficialmente pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) por diversas vezes como uma das piores do Brasil, mesmo assim o governo estadual não se mobilizou para recuperar esta importante via que dá acesso a essas comunidades.

Diante da afirmativa do Governador, quanto à licitação da obra até o final do ano, caberá agora aos representantes do Executivo e Legislativo dessa região, prefeitos, vereadores e deputados, mobilizarem-se para que seja confirmada a recuperação da BA 160.