BA-160 no município de Bom Jesus da Lapa: “Quando o desrespeito vira brincadeira”

0
GrupoSCosta-350x250px

BA-160: “Quando o desrespeito vira brincadeira”.

111111
BA – 160, trecho entre a cidade de Bom Jesus da Lapa e a comunidade quilombola do Rio das Rãs/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Antes enxergava apenas desrespeito, racismo institucional, descasos e mentiras por parte do governo, mas agora vejo que também brincam com a causa de um povo já tão sofrido. Sinto-me em um circo à espera de um novo quadro sem graça. A luta pela BA-160 é inquietação de tantos pais e mães, lideranças, quilombolas, assentados, enfim cidadãos. Desde 2018, última manifestação, que estamos no desgaste para que o governador cumpra o prometido publicamente.

Muitas idas e vindas à Salvador para reuniões infrutíferas. Palavras, Promessas e frustrações é o que encontramos a cada retorno. Para os que não conhecem relatarei apenas duas apresentações deste circo. O povo esperava uma obra de cascalhamento primário nos 65 km da BA 160. O Projeto feito pela Seinfra fala disso. O Diário oficial que é documento do Estado oficializa os 65 km e qual foi a surpresa? Foram feitos 16 km alternados com barro de baixa qualidade. Justificam que nas entrelinhas estava dito isso. Falta de clareza tem cheiro de desonestidade. E a sinalização ao longo da estrada que no orçamento tem valores consideráveis? Foram colocadas placas que não são novas e a piada é que velocidade permitida é 40km/h numa estrada que andar 20km é difícil.

BahiaFArmShow-350x250px

É pouco?
Agora uma patrol está na região para outro serviço de ” tapiação” que só vai piorar o que já está trágico. O descaso é na realização da obra, na falta de diálogo com o povo, nas mentiras e no desrespeito aos eleitores.

Vejo muitos alegrarem-se com investimentos milionários do Governo da Bahia em tantos setores. Pena que há uma realidade esquecida e que não ocupa a pauta de interesses do atual governo. Somos negros, pobres, mas longe de sermos bobos. Vou parafrasear uma antiga ciranda que pode se tornar realidade daqui uns dias: ” O circo pegou fogo e o palhaço deu sinal. Acode, acode, acode a bandeira ‘estadual'”.

Ainda esperamos que algo de verdade possa acontecer em prol da BA-160. Articulando e conscientizando o povo vamos caminhando. Esperaremos aqui mais uma vez o Governador Rui Costa, porém as mãos negras não baterão palmas. Acho que já conhecem nossa capacidade de manifestar.

Estamos indignados. Já está ridículo para o governo. Está na hora de parar de brincar com o povo e governar de verdade. Será que o slogan do governo é verdadeiro: Bahia, aqui é trabalho. Tenho dúvidas!

Pe. Marcos, CSsR

CLIQUE AQUI E CURTA A FANPAGE DO SITE NOTICIAS DA LAPA