Barrinha: Com rio seco barqueiros improvisam pier até embarcações em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

ponte 4

O Rio São Francisco dá sinais que 2018 poderá ser um ano difícil para os ribeirinhos em Bom Jesus da Lapa. Apesar do Velho Chico ter recebido grande quantidade de água no primeiro semestre deste ano, o nível do rio na região de Bom Jesus da Lapa está num dos piores momentos, comparando com a mesma época  de outros anos.

ponte 3

BahiaFArmShow-350x250px

A Barrinha, um dos principais locais turísticos às margens do São Francisco em Bom Jesus da Lapa, vive um momento diferente e preocupante. O aumento dos bancos de areia que fez diminuir a profundidade do rio, em locais que antes eram pontos de ancoramento das embarcações que trabalham carregando turistas. Foi preciso fazer uma passarela, um pier improvisado, para as pessoas irem para coroa, parte mais profunda, onde a embarcação consegue ser ancorada.

ponte 2

“Tivemos que colocar essa ponte aqui, a gente sem sabia se podia fazer isso, porque não tinha como as embarcações encostar no barranco. De quando eu moro aqui, não me lembro da gente ter feito um negocio desse, aqui sempre foi um ponto que as embarcações encostavam, e pegavam as pessoas, ou traziam. Agora quem vai andar de barco precisa ir pra lá. É triste essa situação, a gente espera que chova, só assim poderá melhorar a situação do rio”, disse um dos lancheiros a reportagem do site Notícias da Lapa.