Bom Jesus da Lapa em alerta: 203 casos de dengue são registrados nos dois primeiros meses de 2018

0
GrupoSCosta-350x250px

aedes_do_bem_header-1170x808

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quarta-feira (21) um boletim sobre o número dos casos de dengue registrados no mês de janeiro de 2018 em Bom Jesus da Lapa. Desde início de janeiro foram notificados 339 casos, que foram encaminhados pela secretaria para o Lacen, com resultado de 203 casos positivos, 72 negativos e ainda aguardando o resultado de mais 64 notificações.

Segundo Lais Sento Se, Diretora de Vigilância a Saúde de Bom Jesus da Lapa, que conversou com o site Notícias da Lapa, a cidade não vive uma epidemia, no entanto a situação é de alerta máxima, considerando os 136 já confirmadco, e mais de 200 notificações de casos suspeitos de dengue no laboratório Lacem para serem diagnosticados.

BahiaFArmShow-350x250px

Ela destacou que a Secretaria de Saúde não se posicionou antes por considerar que sempre depois do carnaval é comum grande parte da população pegar virose na cidade, que atinge em grande parte da população, e os sintomas se parecem muito com a dengue. “A gente só pode trabalhar com números absolutos, com números confirmados, então precisava das notificações de dengue e dos exames que a gente sempre faz no Lacen (Laboratório). “Baseado nisso, a gente conseguiu fazer os exames de notificações de janeiro, dos 186 casos, 135 de positivo e 51 negativo. É uma positividade bastante alta, em torno de mais de 75% de casos positivos de notificação, então, isso é uma situação para a gente de alerta grande”, frisou.

A Diretora de Vigilância Sanitária falou que o carro fumacê não foi solicitado antes porque é necessário que se tenha notificações e exames realizados da sorologia para a Dengue, feito no Lacen. “Contudo, esses exames só ficaram prontos dia 16 de fevereiro, e a realização do LIRA (levantamento de índice de ingestão rápido) que foi no dia 15 de fevereiro, dia do veredito”, e esclareceu: “Daí tivemos que realizar análise dos bairros positivos segundo o LIRA, e notificações positivas. Não se pode solicitar o carro fumacê só pela clínica”, afirmou.

Lais explicou que são necessários casos positivos em humanos, e esses casos devem ser notificados. E foi preciso fazer o levantamento dos bairros mais positivos, com mais casos conformados, sendo os bairros: São João, Parque Verde, Amaralina, Maravilha I e II, João Paulo II, Marimbondo, Cidade Nova, Jurema, São Gotardo, Magalhães Neto, Guarani e Shangrilar”.

“Já solicitamos o carro fumacê do Estado, e a equipe já teve aqui para verificação da positividade através da notificação. Estamos no aguardo de quando será liberado. No entanto, diante da situação o prefeito Eures Ribeiro, e o Secretário de Saúde Marcélio viabilizaram e já contrataram o carro fumacê com recurso próprio”, e finalizou, “não podemos usar carro fumacê de forma indiscriminada por conta de prejuízos ao meio ambiente, tem que seguir todos os procedimentos”, esclareceu.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa  no (77) 99902.8768