Bom Jesus da Lapa: Lixo na Coroa do Rio São Francisco e falta de fiscalização geram críticas

0
GrupoSCosta-350x250px

2

Não é de hoje que a Praia da Coroa, um dos principais locais visitados por turistas e moradores de Bom Jesus da Lapa, localizada na Orla do Rio São Francisco, divide opiniões na cidade. Há vários anos a praia de água doce virou uma das opções de diversão às margens do Rio São Francisco. Ocorre que por conta do excesso de lixo espalhado pela região, as críticas são inevitáveis, pois, frequentadores descuidados poluem o cenário natural, deixando garrafas e copos plásticos espalhados pela areia.

O que chama à atenção é que no local não foi verificada a presença de agentes municipais de meio ambiente ou fiscais para orientar os muitos banhistas. Nem de forma preventiva e nem corretiva.

BahiaFArmShow-350x250px

8

O site Notícias da Lapa visitou o local na manhã desta segunda(06) e que encontramos foi uma situação que já foi denunciada outras vezes: grande quantidade de lixo jogado no rio São Francisco e ninguém recolhendo esse material.

9

Conversamos com algumas pessoas no local e ouvimos muitas críticas, especialmente com a falta de educação de alguns visitadores que poluem o local. Outras reclamações foram feitas para a prefeitura, que não coloca sinalização no local, alertando os banhistas. “Aqui é o principal local de lazer no fim de semana, e nesse calorão aqui enche de gente. Não precisa falar para a pessoa não jogar lixo no chão, só que não funciona assim. Precisamos de mais ações educativas, sei lá, são eles que entendem e ganham para isso, mais eu penso que se colocasse umas placas, tirasse essas barracas de dentro do rio, que enche de sujeira, não tem respeito com o lugar”, falou um pescador.

4

“Aqui tem fim de semana que é pior que isso que está aí, é uma vergonha para a gente, aqui deveria ser bem organizado, é um lugar turístico da cidade que é tão visitado em algumas épocas do ano. Sempre tem dois rapazes da prefeitura limpando aqui, só que hoje não veio  ainda, mais isso só não resolve, precisamos de educação, ações simples que precisam ser feitas aqui”, falou um barraqueiro.

Os horários de maior movimento acontecem principalmente nos finais de semana ou em feriados.