Bom Jesus da Lapa: Aula espetáculo faz homenagens aos mestres da sanfona

0
GrupoSCosta-350x250px

Fotos: Colégio ModeloIMG-20190408-WA0184A sanfona é o principal instrumento das festas populares do Brasil. Fascina pela sua sonoridade, pela diversidade de modelos e gêneros, mas seu encanto transcende o poder da música, porque desperta em cada um de nós um afeto misterioso.

WhatsApp Image 2019-04-07 at 12.01.05 (1)Com a proposta de mostrar a história dessa cultura, o cantor Sócrates Rocha, em parceria com o  Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães de Bom Jesus da Lapa, através do  Projeto Escolas Culturais,  promoveram na noite deste sábado(6), uma aula espetáculo com quatro sanfoneiros, com dois representantes do município, um de Pernambuco e outro da Paraíba.

O surpreendente encontro de sanfoneiros, que contou com a participação de alunos e artistas locais, apresentou um histórico  sobre a evolução da Cultura e da Música Nordestina através da Sanfona. Com causos contados e cantados em uma roda de vivências formada pelos músicos. Um dos grandes nomes da sanfona no Brasil e no nordeste é Luiz Gonzaga. Conhecido como  Rei do Baião, permanecendo  intocável no posto de maior propagador do instrumento no País.

BahiaFArmShow-350x250px

WhatsApp Image 2019-04-07 at 12.01.04 (1)Talvez pelo fato de ficar junto ao coração do sanfoneiro, ou, quem sabe, por ser um instrumento que é abraçado ao se tocar. Ou ainda, por ser um instrumento que respira. O fato é que a sanfona une as pessoas e é amada por todos os povos, deixando a plateia do auditório do Modelo envolvida, com a história e as melodias.

WhatsApp Image 2019-04-07 at 12.01.04 (2)Os artistas apresentaram  um pouco da   história e a evolução da sanfona, ao longo dos séculos, citando  um dos de seus mais autênticos representantes, como Dominguinhos.  Mostrando que  a cultura da sanfona se mantém viva em torno da magia que o instrumento musical exerce por todo Nordeste.

WhatsApp Image 2019-04-07 at 12.01.04O Projeto Escolas Culturais é uma ação do Governo do Estado da Bahia, desenvolvida por meio da iniciativa interinstitucional firmada entre as Secretarias da Educação (SEC), Secretaria de Cultura (SECULT) e Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) com a participação na gestão do Instituto de Ação Social Pela Música – IASPM.