Câmara de Bom Jesus da Lapa concede título de Cidadão Lapense ao padre Marcos

0
GrupoSCosta-350x250px

padre marcosAssinado por todos os edis, o Projeto de Decreto Legislativo foi aprovado por unanimidade na sessão do último dia 16 de maio.

WhatsApp Image 2019-04-25 at 19.52.28 (1)E na manhã desta quinta-feira(25), em uma solenidade cheia de emoção realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Bom Jesus da Lapa, o Pe. Marcos da Silva Santos, CSsR, Reitor do Seminário redentorista e vigário da Paróquia São João Batista, recebeu título de mais novo cidadão lapense.

WhatsApp Image 2019-04-25 at 19.52.24 (2)Segundo o vereadores, que celebraram  a cerimônia de entrega do título juntamente com diversas representações das comunidades quilombolas de Bom Jesus da Lapa e da paróquia São João Batista, desde que veio para Bom Jesus da Lapa, o padre tem dado uma resposta de solidariedade e autentico movimento de justiça cultural e social, como exemplo: catalogou todas as parteiras e grupos de folia de reis do município. Destacando  a luta pela defesa dos quilombos, da cultura local, e mais recente, pela recuperação da BA – 160.

DSC_0080
Alessandro Ramos cantou a música Aleluia em homenagem ao padre Marcos
BahiaFArmShow-350x250px

Lembraram ainda, que o religioso sempre se mostrou disponível para ajudar a população,  com atendimento psicológicos espirituais, orientando as famílias em diversos momentos.

DSC_0107No uso da fala, o padre Marcos agradeceu o reconhecimento da Casa, destacando o trabalho dos Redentoristas em Bom Jesus da Lapa, superando vários desafios em nome da missão, guiados pelo Bom Jesus. “Nós amamos o que fazemos aqui em Bom Jesus da Lapa, guiados pelo Bom Jesus e pela Mãe Soledade. E amamos também o povo de Bom Jesus da Lapa, com tudo que vocês tem nos  oferecidos no  gestos, no acolhimento, e na forma de dizer: vocês fazem parte da nossa família”, afirmou.

WhatsApp Image 2019-04-25 at 19.52.28
Sentados no chão, os alunos da Escola Santa Terezinha encheram o corredor e da frente da plenárias.

Participaram também da sessão  as crianças da Escola Municipal Santa Terezinha, os dois os defensores públicos de Bom Jesus da Lapa, Cláudia Costa e  Rafael do Couto e um grupo de reisado, que também homenagearam  o Padre Marcos.

WhatsApp Image 2019-04-25 at 19.52.21

No final da cerimônia,  a Câmara ofereceu um Coquetel com  um bolo de aniversário para o padre Marcos que completa aniversário,  nesta sexta-feira(26).

Veja mais fotos da sessão solene na página do  Facebook do site Notícias da Lapa.

Conheça um pouco da história de vida de  Padre Marcos

Nasceu  no dia  26 de abril  1989, em Salvador- BA. Filho de Manoel de Jesus Santos e Joselita da Silva Santos. Quando nasceu seus pais já tinham uma filha de 7 anos, Manuela da Silva Santos.  E iniciou sua vida escolar em 1995, fazendo  sua formação desde a alfabetização até o 3º ano do Ensino médio no Colégio Sacramentinas em Salvador. Onde, nos últimos sete ano que esteve estudando na instituição  atuou na dimensão social com ajuda na distribuição de cestas básicas para famílias carentes.

Em 2004, ao  participar das Santas Missões Populares Redentoristas em sua Paróquia, conheceu os padres redentoristas. O estilo missionário inquietou seu coração. Nascendo  o desejo de também deixar tudo para seguir a Cristo e anunciar o Evangelho. Manteve esse seu desejo guardado em silêncio.

Concluiu os estudos em 2006, e no mesmo ano iniciou  o acompanhamento vocacional com os Missionários Redentoristas fazendo o seu discernimento. E no final de 2016 foi aprovado e convidado para fazer experiência no Seminário em Bom Jesus da Lapa- BA.

Em 2007,  Padre Marcos chegou para morar em Bom Jesus da Lapa- BA. Com apenas 16 anos estava decidido a percorrer um caminho de doação de sua vida. Durante esse tempo atuou como missionário na Comunidade de Vila Maia, especialmente na catequização das crianças e buscando ajudar naquela época nas necessidades básicas da comunidade. Iniciou com o Pe. Carlos (in memorian) às visitas na cadeia pública nas sextas –feiras.

2008- 2010 – Morou no Seminário Redentorista em Salvador- BA no bairro de Pituaçu. Durante esses três anos cursou Licenciatura em Filosofia na Faculdade S. Bento da Bahia. Seu trabalho de conclusão teve como tema A ética em Santo Agostinho: Busca da Felicidade.

2011 – Morou em campina Grande –PB na etapa de formação do Noviciado. Tempo de recolhimento e oração. Durante esse tempo ajudava pastoralmente na comunidade do Mutirão que era formada por familiares dos detentos. O presídio estava localizado próximo dessa comunidade.

2012 – Em 22 de janeiro na Igreja Nossa Senhora das Candeias, Salvador- BA, fez seus primeiros votos religiosos. Agora oficialmente passa a ser membro da Congregação do Santíssimo Redentor. Nesta celebração recebe o seu hábito religioso.

2013 – Em março passa a fazer parte da Comissão Nacional da juventude Redentorista. Um grupo formado por religiosos e jovens que pensam os trabalhos com a juventude redentorista a nível de Brasil. Essa Comissão é responsável em preparar subsídios, congressos, formações e missões. Atualmente ainda pertence a essa Comissão.

2012-2014 – Morou em Belo Horizonte- MG onde cursou Bacharelado em Teologia na Faculdade Jesuíta. Seus primeiros anos de vida religiosa consagrada em uma comunidade interprovincial. Durante esse período desenvolveu trabalho pastoral junto às mulheres em situação de prostituição no Centro de BH. Também foi neste período que iniciou a Formação de Terapeuta Holístico, concluindo no início de 2014. Final de 2014 apresenta seu trabalho de Conclusão do Curso de Teologia com o tema: Religiosidade Popular, um evento da manifestação de Deus.

Em 2014, na gruta de Nossa Senhora da Soledade faz a sua profissão religiosa perpétua. Em 21 de dezembro em Salvador- BA recebe a ordenação diaconal pela imposição das mãos do bispo D. Gilson Silva, naquela época bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador.

2015 – Foi transferido para ser missionário em Bom Jesus da Lapa- BA. Ainda como diácono recebe a função de ser Reitor do seminário menor redentorista e auxiliar nos trabalhos pastorais da Paróquia Bom Jesus e no Santuário. No dia 11 de julho foi ordenado padre na sua Paróquia de origem em Salvador- BA. Após ordenação retorna para Bom Jesus da Lapa onde irá viver seu ministério nas celebrações, atendimento das confissões, vista aos enfermos, ministrando os sacramentos do batismo e matrimônio e na escuta de diversas pessoas necessitadas.

2016 – Torna-se membro da Comissão Nacional dos Formadores Redentoristas do Brasil. Inicia o curso de Psicanálise como ferramenta auxiliar na formação dos futuros missionários e para a escuta pastoral.

2017 – Organizou e fez o lançamento do documentário “Raízes da fé quilombola”. Nesse documentário valoriza a religiosidade popular das comunidades quilombolas de Bom Jesus da Lapa- BA. No mesmo ano caminhou pelas comunidades quilombolas com a equipe da TV Aparecida para documentário que foi exibido em rede Nacional e teve muito boa repercussão. Desde o ano de 2016 acompanha as comunidades quilombolas da Paróquia São João Batista buscando ajudar não apenas nas necessidades religiosas, mas também nas lutas por direitos. Entre essas lutas está a recuperação da BA160.

2018 – Lançou o livro “ Inspirações do Amanhecer”.

2015- 2018 – Durante esse período realizou diversas palestras e retiros na cidade de Bom Jesus da Lapa e em outras diversas cidades do Brasil. Em algumas empresas da cidade realizou palestras aos funcionários sobre relacionamento humano e vida saúdavel. Contribuiu em Jornadas Pedagógicas em Bom Jesus da Lapa, Paratinga, Ibotirama. Participou de debates e mesas redondas com diversas temáticas, inclusive em discursões a respeito à introdução do ensino religioso na grade curricular escolar. Com essa temática realizou diversos encontros nas escolas, com os professores auxiliando na elaboração do caminho de ensino. Possui programa de Evangelização na Rádio Bom Jesus AM que possibilita de modo especial à população da zona rural formação. Contribuiu com aulas na Escola Diocesana de Teologia para leigos. É o padre assessor da Pastoral da Criança. Vem empenhando-se no resgate da cultura e religiosidade popular. Em 2016 tomou a iniciativa da celebração com todas as comunidades quilombolas na semana da consciência negra. Final de 2018 organizou o primeiro encontro das folias de reis da região na comunidade da Lagoa Grande.

2019 – Permanecerá trabalhando em Bom Jesus da Lapa como Reitor do Seminário redentorista e vigário da Paróquia S. João Batista acompanhando de modo especial as comunidades quilombolas. Atualmente está trabalhando no documentário da Folia de Reis em parceria com a WebTv Bom Jesus e em material escrito sobre a religiosidade popular das comunidades quilombolas de Bom Jesus da Lapa.