Câmara  realiza Audiência Pública com MPF para discutir problemas do setor público na área de energia elétrica, água, fundiária e estruturais no município de Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

projeto-educaçaõ

Na sessão da Câmara de vereadores desta quinta-feira (30), foi apresentado pelos vereadores Romeu Thessing(PCdoB),  Jair Gomes(PSDB) e Leonel (PCdoB), um requerimento, “que solicita uma audiência com o Procurador do Ministério Público Federal, Adnilson Gonçalves da Silva na Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa.”

Romeu

BahiaFArmShow-350x250px

Justificando a proposta, o vereador Romeu destacou que diversas localidades no interior do município tem sofrido  diante da falta de apoio, vinculadas as questões fundiárias, infraestrutura, em relação as políticas públicas que não funcionam no município como deveriam. “A situação dos assentamentos e acampamentos em relação às políticas públicas por parte do INCRA”, disse.

Ele destacou, que em outras situações, inúmeras comunidades são penalizadas com a falta de compromisso do Poder Público  e da COELBA, onde escolas, casas de farinha, poços e igrejas não tem energia. Situação de descaso que estão vinculadas, também, a falta de água potável, cintando como exemplo o Perímetro Irrigado do  Projeto Formoso.

leonel

O vereador Leonel frisou que a proposta da audiência vai ao encontro da luta do povo da zona rural do município de Bom Jesus da Lapa. Lembrando que tem a questão dos assentamentos, o Projeto Formoso, todos  vinculados a água, e também o problema da falta de energia, que deveria ser resolvido pelo Programa Luz para Todos, no entanto,  ainda não atendeu a demanda de várias localidades. E  que o interior do município ainda falta 10% para ser eletrificada, e tem mais de seis meses que não sai mais nenhuma obra para Bom Jesus da Lapa. Com vários projetos aprovados pelo comitê, mas não saem do papel.

jair

Já o vereador Jair, disse que a audiência vai ser de suma importância para toda população, porque vai tratar das demandas do interior do município, e ele, desde que assumiu o sue mandado tem buscado, desde a sua primeira viagem a Salvador, para tratar das questões ligadas a energia elétrica das comunidades rurais. E lamentou, que mesmo diante de tanta persistência, depois de resgatar projetos que estavam “engavetados”, e com muita persistência conseguir deixar tudo pronto, pronto para a execução da obra, mesmo assim não sai do papel.

Ele disse que é revoltante ouvir os moradores das comunidades, que já até deixaram de acreditar que um dia terão energia em suas casas, diante dos descasos do governo. E que mesmo o investimento sendo pequeno, é criado uma grande burocracia.

A Audiência Pública será realizada no dia  dia 04 de setembro, às 9h da manhã. Além da população, serão convidados o  Superintendente da Codevasf, o Presidente do Distrito Irrigado Formoso(DIF), o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais(STR) de Bom Jesus da Lapa, O Presidente da Confederação Nacional da Agricultura Familiar no Brasil, o Presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia, o Secretario  Municipal de Agricultura, o Prefeito Eures Ribeiro, o Diretor do SAAE, o gerente  do INCRA da região Oeste, os presidentes das Associações dos Pequenos Produtores Rurais, Assentamentos e Acampamentos.