Câmara de Bom Jesus da Lapa realiza sessão itinerante na comunidade Quilombola de Lagoa das Piranhas

0
GrupoSCosta-350x250px

sessão

A Câmara de vereadores de Bom Jesus da Lapa realizou na manhã desta quinta-feira (18) uma importante sessão itinerante na comunidade rural e quilombola de Lagoa das Piranhas para discutir os problemas da comunidade e posteriormente a votação de projetos em benefício dos moradores, solicitando a recuperação da estrada, da ponte e pavimentação das vias públicas da comunidade,   e por fim,  solução para a questão da água em caráter de urgência.

Miguel
Presidente da Câmara Miguel Leles

O presidente da Câmara de Vereadores Miguel Lélis explicou o motivo da presença Câmara de Vereadores e da sessão itinerante, e convidou várias  representações  da comunidade para fazer parte da mesa de debate.

BahiaFArmShow-350x250px

hino

Antes de inciar a reunião, foi  cantado o hino de Bom Jesus da Lapa, e uma apresentação do grupo Laços do Quilombo com a música Pérola Negra de Daniela Mercury.

apresentação
Apresentação

Durante a sessão itinerante  foram aprovados três requerimentos de autoria dos Vereadores Leonel Cardoso(PCdoB) e Miguel Leles(PSL), interesse dos moradores da localidade, solicitando a recuperação da estrada e da ponte que da acesso a comunidade, e tratamento da água consumida pelos moradores em caráter de urgência. Depois das da aprovação, as representações tiveram o direito a fala, onde apresentaram  as demandas da comunidade. 

Leonel
Vereador Leonel

O vereador Leonel explicou o motivo da elaboração das reivindicações, destacando a realidade vivenciada pelos moradores, que estão sofrendo com a situação. 

romilson
Vereador Irmão Romilson

O vereador Irmão Romilson (PSC) falou da importância de uma sessão itinerante e relatou algumas dificuldades da comunidade que são conhecidas e se colocou à disposição. 

eduardinho

vereador Eduardo Filho(PR) ressaltou, que o problema da água e o maior sufoco que a comunidade enfrenta. o parlamentar Jair do Leocádio, se mostrou indignado pelo fato de tais requerimentos serem de fácil resolução e o quão demorado está sendo.

andreia
Vereadora Andreia

A vereadora Andreia(PTN) relatou a importância da união para enfrentar tais demandas. O vereador José Duarte relatou que a sua fala contendo a frase “água é vida” reflete preocupação sobre a questão da água que está impura para o consumo.

nerivaldo
Vereador Nerivaldo

O vereador Nerivaldo Rodrigues(PT)  se pôs à disposição da comunidade, e que em breve estará buscando junto a Colônia de Pescadores, fazer um levantamento de algumas demandas que beneficiarão os moradores. 

maria
Vereadora Maria Leles

A Vereadora Maria Lélis(PPS) ressaltou o seu anseio para a solução das reivindicações, e da importância da Câmara ir até a comunidade. 

jair
Vereador Jair Gomes

O Vereador Jair Gomes(PSDB) falou da importância da sessão itinerante, que foi um projeto de sua autoria, e que todo os colegas abraçaram, e assumiram como compromisso. Ele cobrou também mais investimentos por parte da gestão municipal, que precisa priorizar as necessidades do povo.

zezinho
Vereador Zezinho

Já o vereador Zezinho Duarte(PSC), se colocou a disposição da comunidade, e que a casa precisa ir ao encontro das comunidades que mais precisa, e ouvir as necessidades.

claudio
Claudio Pereira

Cláudio Pereira Silva, uma das lideranças da Lagoa das Piranhas, relatou a história da comunidade, ressaltando a importância da Lagoa para a formação da comunidade e para a vida dos moradores. Ele  lamentou o descaso,  pela falta da solução dos problemas e pelos diversos preconceitos sofridos. Já Misael da Conceição Félix, coordenador da Associação,  pediu ajuda da Câmara para reconhecer o valor dos requerimentos, para de fato fazer valer o direito dos moradores. 

Foi cobrado também a construção de um posto de saúde na localidade. 

gerson
Gerson Nunes

O representante do SAAE Gerson Nunes falou do processo de estudo da água da comunidade e as várias medidas paliativas que estão sendo tomadas pela Autarquia. .E garantiu que o SAAE está tomando todas as medidas necessárias. 

Foi uma sessão dinâmica e que demonstra o espírito democrático da Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa, enquanto instituição que tem a missão de fiscalizar e aprovar leis de interesse dos cidadãos lapenses.

O presidente Miguel Leles encerrou a sessão fazendo um apanhado de todas as demandas apresentadas e assumindo o compromisso, junto com os vereadores de cobrar celeridade no atendimento das demandas da comunidade quilombola de Lagoa das Piranhas.

Veja mais fotos aqui.