Carreta da mamografia já realizou quase mil exames em Bom Jesus; os atendimentos continuam até o dia 29 de novembro

0
GrupoSCosta-350x250px

 

capa exames

A carreta da mamografia, unidade itinerante da Secretaria de Saúde do Estado, já realizou 993 exames em Bom Jesus da Lapa.  O veículo oferece mamografias grátis, sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade. E para facilitar o atendimento,  os agendamentos dos exames estão sendo feitos nas  unidade de saúde da família da cidade e do interior do município.

BahiaFArmShow-350x250px

De acordo o Secretário Municipal de Saúde, Marcélio Magno, o projeto tem três fazes, a primeira  é o exame de mamografia, a segunda  é a biopsia, e terceira fase garante o tratamento,onde a  prefeitura vai garantir as passagens e todas as condições.

claudente
Dona Claudete dos Santos

Segundo  dona Claudete dos Santos, de 54 anos, moradora da comunidade Quilombola do Rio das Rãs, que também passou pelo exame, é importante que as mulheres se previnam e façam o exame. “A gente tá aqui fazendo esse exame de mamografia, que é muito importante. As vezes a gente sente alguma coisa, não vamos no médico, e quando aparece os sintomas é quando começa a dor, já é tarde de mais. Por isso, esse caminhão  é um beneficio muito grande, onde estamos podendo fazer esse exames com antecedência. E outra, a gente fica tranquila também, sabendo que estamos seguras, que a nossa saúde tá tudo bem, e se tiver alguma coisa vai ser encaminhada para fazer todos os procedimentos”, frisou.

Dona Claudete lembrou ainda, que é importante, todo ano as mulheres, a partir dos 40 anos,  fazerem o preventivo. “A saúde da gente é importante, por isso não podemos perder essa oportunidade de fazer esse exame”, destacou.

fotos exames

A ação é um projeto do governo estadual em parceria com a prefeitura de Bom Jesus da Lapa, que acontece a cada dois anos. A  proposta inicial da Secretaria Municipal de Saúde era atender  140 mulheres  por dia, no entanto, os números de atendimentos  estão acima da média. Em apenas 7 dias já foram realizados 1993 exames.

O atendimento iniciou no último dia 12, e permanecerá no município até o dia 29 de novembro, na praça Marechal Deodoro. Os resultados serão disponibilizados depois de 40 dias,  pelos postos de saúde onde o exame foi agendado.

Veja as fotos