LojaoCosta-350x250px

colégioPor meio de uma indicação do vereador Romeu Thessing (PCdoB), a Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa concedeu uma ‘Moção de Aplauso’ ao Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova  “pelo expressivo trabalho que a instituição de ensino vem desenvolvendo no município há 40 anos. A homenagem foi entregue em uma cerimônia  no pátio da instituição, na noite desta sexta-feira(12), na presença de professores e estudantes.

DSC_2864No uso da fala, a diretora Tânia Maria de Assis Laranjeira,   agradeceu pela homenagem  por parte da Câmara de Vereadores,  por ter reconhecido a importância da instituição, que completa 40 anos de serviço prestados ao município de  Bom Jesus da Lapa. “O Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova, ao longo da sua historia tem sido referência em educação. E oferece  aos jovens e a toda comunidade, cursos técnicos, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio Regular, e é pioneira da educação integral no Território do Velho Chico. Atendendo as demandas e ansiedades da comunidade”, disse.

WhatsApp Image 2019-04-14 at 08.30.16 (2)

Representando a classe estudantil do colégio, a estudantes Letícia dos Santos Silva, do 4ª ano Técnico em guia de Turismo, destacou que o colégio estadual, nos seus 40 anos de história, tem desenvolvido um belo trabalho com seus alunos e a comunidade, tendo um quadro de profissionais qualificados, contribuindo tanto com os alunos, como para a comunidade local.

WhatsApp Image 2019-04-14 at 08.30.16 (1)O vereador Romeu destacou a importância dos servidores que fazem parte do colégio, e dos servidores que passaram pela instituição e  não são lembrados, mas que tiveram  responsabilidade com a educação. E relembrou a história do colégio,  que foi criado no  1979, no Governo do Professor Roberto Santos, a  pedido do professor Antônio Barbosa. E que antes da unidade de ensino funcionar, já tinha a capacidade de acolher com sensibilidade aqueles que não tinham onde ficar. “Aquelas pessoas que foram pegas de surpresa pela enchente de 1979, encontraram aqui um espaço familiar. Aqui se tornou uma casa de acolhimento”, disse.

Ele destacou, que os estudantes precisam agradecer por fazer parte da comunidade do Monsenhor Turíbio Vilanova, por tudo que o colégio representou e representa na educação de Bom Jesus da Lapa.

Thessing lembrou anida, que quando da instalação do Campos da UNEB na cidade de Bom Jesus da Lapa,  em 2008,  foi o Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova que serviu como cede provisória para a universidade.

DSC_2928Já o vereador Zezinho Duarte, que também participou da cerimônia, agradeceu aos professores e a instituição por ter feito parte da sua história, já que ele é ex- alunos do colégio. E lembrou dos bons momentos que viveu durante a época que fez o ensino médio no Monsenhor Turíbio Vilanova, que serviu de base para a sua caminhada profissional e política. E finalizou sua fala pedindo uma salva de palma para todos os professores da unidade.

DSC_2904O  Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova foi inaugurado no dia 20 de fevereiro de 1979. Em em função da grande enchente do rio São Francisco no  ano da inauguração da instituição, somente no dia  10 de março de 1980, foi realizado  o ato solene de inauguração do Colégio de 2º Grau, com cursos profissionalizante.

Veja mais fotos da homenagem na página do site Notícias da Lapa no Facebook.

A programação das comemorações dos 40 anos do   Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova segue até o dia 26 abril, confira:

Dia 22 – Palestra sobre o tema da Fraternidade, às 8 horas;

Dia 24 – Apresentação da história do Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova, com resgate e memória, às 17 horas;

Dia 25 – Ação Socioambiental – Plantio de árvores frutíferas na área externa da escola, ás 7h30.

Dia 26 – Alvorada com passeio ciclístico em comemoração aos 4 anos do Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova, às 5h30.

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui