Colônia de Pescadores de Bom Jesus da Lapa em parceria com a CODEVASF lançam 25 mil alevinos na Lagoa da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

peixes

A Colônia de Pescadores e Aquicultores adquiriu junto à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) vinte e cinco mil alevinos para a reprodução e fortalecimento da atividade pesqueira das comunidades próximas a cidade de Bom jesus da Lapa.

O peixamento foi feito na Lagoa da Lapa, próxima a zona urbana do município. Os peixes foram cedidos pela Codevasf, por meio da solicitação do representante da Colônia de Pescadores e vereador de Bom Jesus da Lapa, Nerivaldo Rodrigues(PT).

nerivaldo

Nerivaldo destacou, que a ação contribui para a revitalização da lagoa e traz uma série de benefícios. “Essa é uma ação que tem grande valor econômico, cultural e ambiental. A Lagoa da Lapa tem um grande valor para a cidade de Bom Jesus da Lapa, pois sempre foi uma das alternativas para aqueles que vivem da pesca.  E nós da colônia temos buscado alternativas juntos aos órgãos federais e estaduais para melhorar a condição de renda das pessoas que vivem dessa atividade em nossa região. Com essa ação, feita aqui hoje, toda a população se beneficia: os pescadores obtêm mais uma alternativa de alimentos e renda e os demais moradores desenvolvem uma relação de amor com a lagoa e passam a se preocupar mais com a sua conservação, que precisa de mais cuidado”, disse.

senhor

“É muito bom ver esse tipo de ação. Essa lagoa é a maior da Lapa, e representa muito para os pescadores. Ver ela recebendo essa grande quantidade de peixes, deixa a gente feliz. Pois cada dia que passa fica mais difícil conseguir peixe no São Francisco, e precisamos de alternativas como essa. Tem muitas famílias que vivem da pesca por aqui”, disse José.

A produção dos peixes é feita pela Codevasf no Centro de Xique-Xique, que conta com a parceria da Bahia Pesca. O cadastramento das associações beneficiadas, a avaliação dos locais e a logística, entre outras ações, ficam a cargo da equipe da Unidade de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Bom Jesus da Lapa.