Consórcio Velho Chico se reúne com a Comissão da BA 160 para discutir e apresentar os primeiros encaminhamentos

0
GrupoSCosta-350x250px

comissão ba

Depois de mais de 15 anos de luta e de várias manifestações das comunidades Quilombolas da região de Bom Jesus da Lapa  pela recuperação da BA 160, principal via que liga a cidade a  19 localidades, o governador da Bahia, na visita que fez no último sábado(9)  ao município, anunciou a liberação R$ 650,000,00 para o cascalhamento de 65 km do trecho da estrada, que será repassado para o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico – CDC VELHO CHICO, responsável pela realização da obra.

Na manhã dessa quinta-feira(14) foi realizada a primeira reunião entre as representações do CDC Velho Chico e a Comissão da BA 160,  formada pelos padres Marcos e Adam; o Secretário de Igualdade Racial, Florisvaldo; o Secretário de Agricultura, Marcos Haiala e agricultor, Elias. O grupo representa as comunidades,  e acompanhará os  encaminhamentos. De acordo Cristina, que representou a Consórcio no encontro,  a planilha já foi enviada para Secretaria de Infraestrutura e Obras(SEINFRO), agora estão  esperando o retorno para a assinatura do contrato. Onde o  Secretário Marcos Calvacante garantiu que será assinado agora no São João.

BahiaFArmShow-350x250px

Ela frisou ainda, que depois desse encaminhamento, será feito os processos licitatórios para inciar o trabalho de cascalhamento. A previsão é de 3 meses de trabalho, com previsão para terminar o serviço  em novembro, se tudo ocorrer dentro da programação. E todos os encaminhamentos serão repassados para a Comissão da BA 160 que manterá as comunidades informada sobre as ações.

A BA 160 já foi tema de várias denúncias tanto da população Quilombola como da Câmara de vereadores de Bom Jesus da Lapa, onde as representações por diversas vezes cobraram uma solução do Governo do Estado diante das péssimas condições da estrada.

E em uma analise geral, pode-se concluir, que a mobilização das comunidades Quilombolas, junto as representações, que organizou uma manifestação pacífica na chegada do governador no último sábado, foi a força essencial para a liberação dos R$ 650,000,00, para a recuperação inicial da BA 160, já que outras tentativas foram feitas anteriormente.