Dia da padroeira do Brasil: bispo Dom João fala que cada cristão precisa assumir o compromisso em defesa da vida e dos menos favorecidos

0
GrupoSCosta-350x250px
44050880_2015340781887629_2666950854300401664_n
Créditos da foto, Uelder Negrão/ Acervo do Santuário do Bom Jesus da Lapa

No dia 12 de outubro os católicos brasileiros comemoram o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida – feriado nacional. Em Bom Jesus da Lapa, as principais festividades em alusão à data são realizadas pelo Santuário do Bom Jesus da Lapa e da Senhora Soledade, que realizou uma grande procissão de encerramento da festa na noite desta sexta-feira, com o tema:  tema: “Em Jesus, com Maria, restauramos a vida”. O evento contou com a participação de milhares de fiéis.

Em sua fala, Dom João  Santos Cardoso, Bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa, destacou, que Deus acredita no ser humano, e sempre busca restaurar a vida, e que a Igreja é favorável a vida. “A grande mensagem que nós trazemos e deixamos, é restaurar a vida. Essa ideia de restaurar a vida, ela é muito sugestiva. De um lado vem da restauração da imagem de nossa Senhora Aparecida que há 40 anos sofreu um atentado, reduzindo em mais de 200 pecas. Se não fosse o apreço pela imagem de Nossa Senhora Aparecida, o valor emocional, espiritual, é motivo que esta imagem tinha, qual seria a tendência? Jogar aquilo fora, como se fosse lixo. Então restaura, assim também podemos falar de Deus”.

“Deus ele aposta no ser humano, e sempre busca um modo de restaurar a vida do ser humano. O pecado original significou essa ruptura com Deus, e a imagem do ser humano, criada semelhança de Deus, ela foi danificada, quebrada, mas Deus não apostou quanto pior, ou melhor, ele quis salvar o ser humano de toda forma. Restaurar sua integridade, e por isso, manda nosso senhor Jesus Cristo, que nascido da Virgem Maria, cujo sim permitiu que o verbo se fez carne e encarnasse entre nós, a imagem do ser humano foi restaurada. Significa, quando nos falamos da restauração da imagem do ser humano, criada a imagem e semelhança de Deus, a sua dignidade é restaurada. Assim mostra o valor essencial que tem o ser humano, o valor absoluto, a sua dignidade. O ser humano ele jamais pode ser tratado como coisa, como meio, por que ele é fim em si mesmo, e isso coloca para nós o compromisso de restaurar a vida, onde ela se encontra ameaçada e defendê la”.

“A igreja portanto é favorável a vida humana, desde a sua concepção até o seu fim natural, da mesma forma como ela se coloca contrária ao aborto, também se posiciona de forma vigorosa contra tudo aquilo que possa gerar atentado a vida humana, a violência, a tortura, a pena de morte, o descaso com as populações que vivem em situações vulneráveis, a defesa do trabalho, defesa de políticas públicas. Que então o ser humano possa viver com dignidade, e esse grito em favor da restauração da vida, jamais compartilhe aquela idéia de que as pessoas são descartáveis”.

“Nós vivemos no Brasil em que o problema da violência com a questão da segurança pública muitas vezes as situações que propõe querer resolver na base de mais violência ainda, basta falar dos números de homicídios alarmantes que temos em nosso país. Então defender a vida, restaurar a vida, é a grande mensagem que essa festa de Nossa Senhora Aparecida deixa para nós”.