Dia Mundial da Água; Importância do Rio São Francisco para a região de Bom Jesus da Lapa e para o Nordeste

0
GrupoSCosta-350x250px

Com informações da ASA.

20264933_825248857635186_8055333510968758581_n
Travessia para a Ilha da Canabrava, em Bom Jesus da Lapa

O “Velho Chico” é um dos mais importantes rios do Brasil. Em Bom Jesus da Lapa, região do Oeste da Bahia, uma das principais cidades banhadas pelas suas águas, sendo a principal fonte de vida dos ribeirinhos, que vivem e sentem as transformações do Rio São Francisco ao longo dos anos.

 Da sua nascente, em Minas Gerais, até o encontro com o mar, ele passa compondo a paisagem de diversas regiões dos estados da Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, serpenteando pela região de Bom Jesus da Lapa e por mais de 500 municípios e comunidades e beneficiando 14,2 milhões de pessoas.

BahiaFArmShow-350x250px

Seu percurso de quase três mil km é um caminho revelador de histórias, pelejas, causos, amores e das religiosidades dos povos ribeirinhos. Um rio de importância econômica, social e cultural para diversas comunidades, dentre elas indígenas e quilombolas. Suas águas maltratadas pelo intenso processo de degradação, onde esgotos desaguam em seu leito, o desmatamento constante de suas matas ciliares, provocando o assoreamento, são expressões concretas do abuso indiscriminado sofrido pelo rio. Esse é o reflexo da maneira como o estado brasileiro administra seus recursos naturais, na contramão do discurso que o rio São Francisco é considerado um dos principais fatores de desenvolvimento da região nordeste, devido a sua importância para a agricultura e o aproveitamento da sua força para a geração de energia.

Muitas são as narrativas em torno das águas do velho Chico: a mãe d’água, o mergulhão, o cumpade d’água e o negro d’água são alguns seres imaginários que moram nas profundezas de suas águas e que costumam aparecer para pescadores. Daí a sua importância para a cultura popular. As narrativas repassadas por gerações de barqueiros, pescadores/as e ribeirinhos/as; as cantigas e rezas nas procissões das romarias da terra e das águas, por homens e mulheres carregados de simbolismos, fazem dessas iniciativas expressões de resistência e fé, percorrendo caminhos em meio à vegetação que cresce no lugar onde já foi o seu leito, para oferecer-lhe um gole d’água. Se o rio morre, morre com ele a cultura de um povo.

O velho Chico é também núcleos de memórias. Em cada trecho, várias histórias de vida. Na contramão da velocidade do que já foi a sua correnteza e pela abundância de suas águas e profundidade de seu leito, hoje algumas embarcações estão fixadas nas areias de suas margens. Ali se ancora também lembranças e memórias de tempo de farturas de peixes e da vida

Diante do processo cumulativo de degradação que vive o rio e suas bacias hidrográficas, destaca a necessidade da revitalização do “Velho Chico”, que só se dará se as populações ribeirinhas de forma organizada e mobilizada forem efetivamente protagonistas para a mudança desta realidade.