Distrito e produtores do Formoso se reúnem com BB de Bom Jesus da Lapa e cobram mais recursos, melhor atendimento e assistência técnica

0
GrupoSCosta-350x250px

produtores

O Distrito do Perímetro Irrigado do Formoso promoveu uma reunião com os produtores e o Banco do Brasil na manhã dessa sexta-feira (18) para tratar da situação dos débitos com a instituição financeira e das possibilidades de novos financiamentos. O Presidente do Conselho, Antonio Márcio, destacou a importância da união dos produtores diante momento difícil em que o produtor está passando e está buscando alternativas e falou da relevância de uma reunião com a gerente do BB, explicando que já teve uma conversa anterior com o banco e a própria agência pediu esta reunião no Distrito.

banco

BahiaFArmShow-350x250px

Por sua vez, a gerente do Banco do Brasil de Bom Jesus da Lapa, Juliana apresentou as linhas de crédito disponíveis, juros, como pagar e ressaltou que para os produtores interessados, o BB estará com um espaço de atendimento no Bahia Farm Show, a maior feira agrícola do Norte e Nordeste do país em Luis Eduardo Magalhães,  com espaço para o pequeno e para o grande produtor com a oferta de várias linhas de crédito para àqueles que já são clientes. Os outros interessados que ainda não são clientes, foram orientados à procurar a agência local e ver de forma individual a situação de cada um.

produtores projeto

Na oportunidade, os produtores cobraram mais condições nas linhas de créditos, dentro do contexto produtivo do Projeto Formoso, e mais atenção, nas especificidades de cada produtor, que afirmaram não ser atendidos bem quando procuram a agência na cidade de Bom Jesus da Lapa. A representante do Banco do Brasil assegurou que a agência estará mais presente no Distrito, para corresponder com cada produtor de acordo as necessidades de cada um.

A assistência técnica foi outro ponto cobrado pelos produtores do Formoso, conforme determina o Art. 17 da Lei nº.12787, que dá aporte com assistência técnica rural aos pequenos produtores.

Eles afirmaram que por falta de assistência técnica muitos produtores ficam prejudicados, não tendo a orientação correta dentro das especificidades do cultivo da banana. Sobre esse assunto, o Distrito informou que mesmo com poucas condições,  está criado criando uma equipe para dar apoio o pequeno, o médio e o grande produtor. Que inicialmente foi contratado um agrônomo, e em breve será contratado um técnico agrícola.

Destacaram ainda, que já foi iniciado um trabalho de controles fitossanitário, atuando no momento em etapas, onde estão são feitas visitas técnicas aos lotes com o intuito de atender a fragilidade do irrigante e fazer as orientações de manejos, adubações, etc.

O Perímetro Irrigado do Projeto Formoso é composta de 1100 lotes, constituídos de 900 famílias e 200 pequenos empresários, que passou a produzir, segundo estudos, cerca de 189 mil toneladas de itens agrícolas, principalmente frutas, mesmo em meio às estiagens prolongadas. Responsável por R$ 238 milhões do Produto Interno Bruto – PIB de Bom Jesus da Lapa, quase a metade da receita do município e passando a ser reconhecido como o maior produtor de banana do Brasil, o direito a água ainda é negado.