Educadores discutem construção do Currículo Bahia em Bom Jesus da Lapa e Vitória da Conquista

0
GrupoSCosta-350x250px

lapa

A Secretaria da Educação do Estado está com consulta pública aberta até o dia 13 de novembro, para a construção coletiva do novo Currículo Bahia, referente às Educações Infantil e Fundamental. As contribuições poderão ser realizadas através do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Também estão sendo promovidos seminários territoriais para viabilizar as contribuições ao documento por educadores, gestores, estudantes e pela sociedade civil. Nesta terça, o seminário territorial acontece no Núcleo Territorial de Educação de Bom Jesus da Lapa (NTE 02) e nesta quarta-feira (31) será no Colégio Modelo de Vitória da Conquista, com representantes das escolas do NTE 20.

Durante os seminários, os participantes discutem a proposta curricular e realizam trabalhos em grupos, a partir de textos referenciais que são apresentados em plenárias finais. Por meio da plataforma online disponível no Portal da Eduação, os educadores também podem fazer as contribuições. De acordo com o superintendente de Políticas para a Educação Básica, Ney Campello, o sistema apresenta uma versão preliminar do documento, que já vem sendo desenvolvido por consultores que estão fazendo as redações baseadas em contribuições já recebidas.

BahiaFArmShow-350x250px

lapa 1

“O nosso compromisso é de que no dia 10 de dezembro façamos a entrega ao Conselho de Educação da Bahia, que será uma proposta curricular diferenciada que atenda as perspectivas dos estudantes e que seja capaz de promover a qualidade na oferta associada ao Ensino Médio. A intenção é que entendendo a educação como um processo integral e integrado, essa mudança no currículo do Ensino Fundamental, repercuta formação do aluno que chega no Ensino Médio para que ele tenha continuidade no seu percurso formativo”, ressaltou.

Em Bom Jesus da Lapa, Zuma Silva, da coordenação estadual de implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), falou que o “Seminário Territorial orienta os municípios, gestores escolares, professores e a comunidade em geral para esse momento de consulta pública da versão preliminar do Currículo de Referência para o Estado da Bahia”. Já Leandra Bastos, vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de Bom Jesus da Lapa, falou sobre esta construção coletiva. “O Seminário Territorial unifica nossa região no sentido de que o currículo irá atender as nossas especificidades, pois temos uma identidade própria e iremos agregar mais conhecimentos e ressignificá-los”, afirmou.

Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe. Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa  no (77) 99834-7559.

Informações SEC/Fotos: Divulgação