Em 3 dias, já são mais de 500 lotes invadidos em Bom Jesus da Lapa; reunião será realizada nesta terça

0
GrupoSCosta-350x250px

O que começou como uma pequena invasão na manhã da última sexta-feira(21), com um grupo de aproximadamente 80 pessoas, depois de três dias já chegam a mais de 500, afirmam representantes no local.

A ocupação começou primeiro em um pequeno terreno ao lado dos prédios do programa Minha Casa Minha Vida, nas proximidades do Bairro Vale Verde. Em seguida, outros terrenos situados ao fundo da primeira área foram invadidos. Após cortar partes de cercas, derrubar a vegetação do local mato e colocar fogo, os lotes foram “marcados”.

Na tarde de ontem (22) um representante da família, dona do terreno, esteve no local juntamente com a Polícia Militar e dialogaram com parte do grupo responsável pela ocupação. Ficou acertada uma reunião para esta terça-feira(24) no local com todas as pessoas que estão ocupando a área.

O Site Notícias da Lapa esteve no local no fim da tarde desse domingo(24) e conversou com alguns representantes do grupo. “Aqui já tem quase mil pessoas, pode olhar, tem gente em todo lugar, onde você ver uma pontinha branca é um lote marcado. Estamos aqui aventurando, seja o que Deus quiser”, afirmou um dos ocupantes.

Não visualizamos as 500 pessoas na área conforme a fala das pessoas no local. A alegação é de que maioria do povo estava no meio do mato, marcando seu lugar.

Percebemos que grande parte da área já foi derrubada, aparecendo pequenos focos de fumaça em vários pontos. “Muita gente não está aqui porque está trabalhando, mais tarde vem, ficam um pouco e depois  vão embora,  retornando  na manhã seguinte, com certeza”, conta outro ocupante que diz precisar do lote.

A área não dispõe de infraestrutura e, deste modo, caso tenha inicio um loteamento nestes moldes, as futuras famílias poderão sofrer com a falta de serviços básicos, como água encanada. Outro problema é o desmatamento que está acontecendo de forma desordenada.