Em visita a Bom Jesus da Lapa, reitor confere futura sede da UNEB e se reúne com prefeito e presidente da Câmara

0
GrupoSCosta-350x250px

uneb

Com a proposta de fortalecimento do ensino superior público no interior do estado, José Bites de Carvalho, reitor da Universidade do Estado da Bahia, visitou na tarde desta sexta-feira(17) a nova estrutura do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XVII, em Bom Jesus da Lapa. O primeiro pavilhão já está pronto, e a previsão é que os alunos já comecem estudar no local, no primeiro semestre de 2019.

uneb reunião
Pequenas conversa com os professores, técnicos e alunos da UNEB.

O gestor iniciou suas atividades no município participando de uma conversa com os estudantes,  professores e técnicos, na  conclusão da Semana de Integração do Campus, onde ouviu reivindicações e falou da realidade financeira da instituição, diante do  contingenciamento dos recursos.

miguel
Reunião com o presidente da Câmara
BahiaFArmShow-350x250px

Acompanhado da diretora,  vice-diretor do Campus, professores e técnicos, o reitor  também se reuniu com o presidente da Câmara de Vereadores, para reiterar a parceria com a Casa, na construção do novo espaço do Departamento da Uneb de Bom Jesus da Lapa. Na oportunidade Miguel Leles, frisou que todos os vereadores, estão empenhados em contribuir com a proposta, e já fazem parte do debate. Lembrando que  todos assumiram o compromisso com a universidade,  inclusive conseguido emendas parlamentares para ajudar na obra.

Bites almoçou com o prefeito Eures Ribeiro, e em seguida,  na companhia de Ribeiro, das representações do departamento e vereadores, visitaram o novo espaço onde irá funcionar o Campus XVII, que já tem um pavilhão pronto. Essa obra é muito significativa. É um espaço importante, inclusive consistente, com todas as salas de aula, toda estrutura de vestiário, sala de professores. Isso vai servir para qualificar os nossos serviços aqui em Bom Jesus da Lapa”, disse o reitor.

eures

Ele afirmou que o trabalho vai seguir, conforme o que foi firmado inicialmente, por etapas. “Vamos receber essa obra em breve, e já pensar em fazer a mudança de parte dos serviços nossos pra cá.”

Bite afirmou que já será licitado o novo pavilhão, para que seja iniciada o mais rápido possível a outra parte do campus.

pavilhão

Já o prefeito Eures, além de se comprometer em fazer toda urbanização da área, disse que irá construir uma rotatória de acesso ao campus, depois do projeto aprovado pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), já que está localizado próximo a uma rodovia Federal, a BR 430, na saída para Riacho de Santana.

O novo  Campus da Uneb foi um projeto assumido pela  gestão do Reitor José Bites, e  será uma referência na Bahia para os novos campus da UNEB. Qualquer projeto que comece do zero seguirá o padrão do Campus XVII de Bom Jesus da Lapa.

De acordo com os representantes , o atual espaço do Campus XVII não comporta mais o seu funcionamento pleno, impedindo o crescimento da universidade, e, até mesmo a vinda de novos cursos. Funciona atualmente com apenas com 10 salas de aula, que não atendem mais a demanda de mais de 518 acadêmicos, por isso a grande necessidade da conclusão da obra.

Fotos: José Hélio