Escola Promove de Bom Jesus da Lapa realiza projeto para auxiliar jovens na escolha da carreira

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promoveA equipe pedagógica da Escola Promove de Bom Jesus da Lapa,  pensando nos desafios das escolhas para a formação profissional dos alunos do Ensino Médio da instituição, iniciou no mês de fevereiro deste ano, o projeto “Orientação Profissional”, visando compreender e conhecer as principais razões desta indecisão dos alunos no momento da escolha de sua futura profissão e de que forma colaborar no auxílio desta escolha.

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Uma das primeiras grandes decisões que o jovem precisa fazer ao adentrar a vida adulta, a escolha profissional, costuma ser um momento angustiante por suscitar diversas dúvidas. Seguir uma carreira rentável ou aquela que trará maior realização pessoal? Escolher uma ocupação consolidada e valorizada pelo mercado de trabalho ou arriscar-se em um ramo que ainda engatinha?

A ansiedade é maior durante o final do Ensino Médio, quando é preciso inscrever-se e passar no vestibular. Se alguns estudantes se mostram maduros para realizar a escolha, outros precisam de auxílio nesse processo.

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“Quando o Engenheiro Civil, Luiz Geraldo, e o Engenheiro Agrimensor, Luiz Eustáquio falaram, no encontro que tivemos com vários profissionais aqui na Promove,  me ajudou a ter mais certeza do que eu já queria, me deixando mais empolgado”. Samuel tem 16, e planeja fazer Engenharia Civil na UFMG ou no Instituto Tecnológico de Aeronáutica(ITA).

A exemplo de Samuel Teixeira da Silva que está no último ano do ensino médio e sonha fazer Engenharia Civil. “Sempre que eu passava na frente de um grande prédio, ficava imaginado, querendo saber como foi feito para chegar à aquela estrutura. E isso já começou a despertar em mim o desejo de ser um grande  engenheiro civil. Quero poder ver algo que eu projetei”, declara.

Ele frisa, que sempre gostou de cálculo, e essa aptidão já vem da família, o que agregou ao seu objetivo de seguir a profissão. E que o   projeto desenvolvido pela escola, com a psicóloga Valéria, contribuiu para deixá-lo  mais seguro. “Até o ano passado, que a gente não tinha essa orientação, eu ficava meio inseguro e com bastante medo. E com esse projeto, começou a tirar o meu medo, para transformar em uma luz no fim do túnel. Porque a gente pode conversar, receber o apoio que precisamos. Por exemplo, depois do último encontro que tivemos com vários profissionais, despertou  outras possibilidades em mim, que posso ir além, para expandir a minha área de atuação”, disse Samuel.

Pelo posicionamento firme do estudante, percebe-se que ele não só definiu a profissão que vai seguir, como também tem consciência de suas escolhas.

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“Quando você chega no 3ª anos,  percebe que está subindo escadas. E se pergunta, e agora? Aí surgiu esse fórum de profissões, que foi algo muito importante para mim. Porque para as pessoas confusas, como eu, ajuda muito. Espero que esse projeto continue”. Elen tem também 16 anos, e já está quase certa que vai fazer o vestibular para medicina.

Já estudante  Elen Eduardo Votorantim não tem a mesma certeza. Pensa em  fazer algo que ajude as pessoas, e que ofereça  condições para contribuir  na área social. Para ela o que mais aproxima desse ideal é o curso de medicina, no entanto, se preocupa se vai se sentir realizada profissionalmente, e ficar na mesmice. “Desde quando me conheço, sempre quis fazer trabalhos voluntários, só que para isso eu preciso ter uma profissão, que me ofereça condições financeiras. A profissão que eu acredito que mais chega perto, é a medicina, mais não sei se é isso que eu quero para mim de verdade”, disse.

Ela destaca, que depois que a escola apresentou o projeto na sala de aula, abriu um leque de possibilidades. “Quando os profissionais falaram no encontro  com a turma, sobres suas profissões,  parece que estava falando para mim. Mesmo alguns mostrando a importância de suas áreas, e me deixando encantada, vi que não tinha aptidão para aquelas escolhas. E vir que preciso de um  foco, preciso ir para o vestibular com uma certeza, mesmo não sendo cobrada pelos meus pais. Acho que vou fazer o  vestibular para medicina mesmo”, afirma.

Elen finaliza, frisando a importância de algumas ações dos professores em sala de aula, que para ela precisam ajudar os  alunos perder o medo mostrar  a força e a capacidade que cada um tem. “Se o professor nos assusta, que o mundo é uma competição, que temos que vencer, nos assusta. Me enche de esperança quando nossos professores tiram o melhor que temos, que me faz acreditar que sou capaz, desde que seja o que eu acredito e desejo. Por isso, acho esse projeto  tão importante para nós do 3º ano. Temos a oportunidade de falar dos nossos medos”, lembrou.

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“Antes de optar por qual carreira seguir é necessário que o estudante tenha claro quais são seus reais interesses, suas habilidades e competências. A proposta do projeto é ajudar os nossos alunos a encontrar de forma clara o que cada escolha representa para ele”, afirma a psicóloga Valéria.

Responsável pelo projeto de orientação profissional, a  psicóloga Maria Valéria Bastos Arreguy, afirma que a proposta tem como eixo  central  questões que envolvem o autoconhecimento. “É a partir desta perspectiva que todo trabalho está sendo direcionado. Os alunos refletem sobre diversas situações que apresentam no decorrer dos encontros, percebendo a necessidade de exercitar a mente, compreendendo que a decisão é deles, envolvendo-se nas descobertas sobre cada assunto abordado”, destaca.

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3ª Etapa do Projeto, aula de campo com visita ao Campus do IFBaiano de Bom Jesus da Lapa com auxílio da equipe pedagógica .
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Visita ao IFbaiano – Campus Bom Jesus da Lapa, onde foram vistos vídeos e palestras sobre a Instituição, realizando visitas aos laboratórios, com esclarecimento e informação sobre os cursos oferecidos.

O projeto foi dividido em 5 etapas. As duas primeiras etapas foram realizadas no início de fevereiro, onde  foram trabalhados nos encontros, conceitos, pesquisas, testes de autoconhecimento e habilidades. A  terceira etapa, foi uma visita ao Campus do IFBaiano de  Bom Jesus da Lapa – lugar em que os estudantes do 3º ano da Escola Promove tiveram a oportunidade de conhecer, assistir  vídeos e palestras sobre a Instituição. Além de ter acesso aos laboratórios,  os alunos puderam conhecer  professores  e ter informações sobre os cursos oferecidos pela instituição.

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Mesa redonda com  com a participação, na ordem: Américo Lima- Biomédico; Hyanna Santiago- Arquiteta; Polyanna- Odontóloga; Ricardo Tenório- Veterinário; Luiza Tameirão – Engenheira Química; Lisandra – Fisioterapeuta; Luíza Bastos – Advogada; Sandra Dourado – Advogada; Ádma Bernardino – Profissional de Educação Física; Luiz Eustáquio- Engenheiro Agrimensor e  Luiz Geraldo, Engenheiro Civil.

Já na quarta etapa, realizada no dia 22 de março, a Escola Promove organizou  uma mesa redonda, onde vários profissionais, de áreas diversas, foram convidados para conversar com os alunos sobre o cotidiano profissional e tirar dúvidas sobre as suas profissões.

O projeto “Orientação Profissional” está em andamento. A quinta e última etapa acontecerá no dia 06 de abril, com a presença dos alunos, professores, coordenadores e direção, para “participarem do grupo terapêutico, com vivências, motivações e interesses, fortalecimento emocional, sentimento de ajuda, troca de informações, despertando novas ideias e autoconhecimento para o enfrentamento dos possíveis medos e angústias”,  segundo a psicóloga.

A ideia é que no decorrer dessas etapas, os alunos tenham um melhor preparo no processo da escolha de uma profissão.

Vejas mais fotos de algumas ações do Projeto: