Estudantes do Campus XVII da UNEB de Bom Jesus da Lapa farão intercambio em Portugal

0
GrupoSCosta-350x250px
uneb1
Thaís Fatima, graduanda do curso de Pedagogia, e Viviane da Costa , graduanda do curdo de Administração do Campus XVII/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

A UNEB, Universidade do Estado da Bahia, tem se destacando como a maior instituição pública de educação superior da Bahia. Presente em Bom Jesus da Lapa, no território do Velho Chico, e em mais 18 territórios de identidade da Bahia, possui 29 Departamentos instalados em 24 campi: um sediado na capital do Estado, onde se localiza a administração central da instituição e os demais distribuídos em 23 importantes municípios de médio e grande porte.

Em Bom Jesus da Lapa, ao longo dos 20 anos de existência no município, a instituição tem ocupado um papel importante na transformação social, colaborando com a economia local e a educação, mas, sobretudo, oferecendo uma educação pública de qualidade, com vários ramos de pesquisas, contribuindo para a formação de muitos profissionais locais, como também, de toda região.

alunas
Professora Cynara Adriana Sento-Sé, Diretora do Campus XVII, Thaís Fátima e Viviane da Costa(estudantes), e o professor da Universidade de Coimbra, Dr. Eduardo João Ribeiro/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa.

Dando mais um passo na  consolidação das políticas da expansão dos saberes,  com o objetivo de fortalecer os grupos de pesquisa do interior, a atual gestão da UNEB está   implementando as políticas  de internacionalização da instituição, através da   iniciativa do  Programa de Bolsas Mobilidade e Intercâmbio, coordenado pela Secretaria Especial de Relações Internacionais (Serint), por  meio de um convênio  da instituição com  com a Universidade de Coimbra (UC). Sete estudantes de graduação dos Departamentos de Educação (DEDC) do Campus XI (Serrinha) e de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) dos campi XVII (Bom Jesus da Lapa) e XXI (Ipiaú) irão fazer a primeira experiencia, estudar um semestre em uma das mais conceituadas Universidades do mundo, em Portugal.

BahiaFArmShow-350x250px

De bom Jesus da Lapa foram selecionadas duas estudantes, Thaís Fatima de Assis  de Araújo, graduanda do curso de Pedagogia, e Viviane da Costa Santos, graduanda do curso  de Administração.  As duas  foram selecionadas través de um processo seletivo, que envolveu   três etapas.

turma
Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

“Essa ação é uma política que a gestão atual tem implementado, a de internacionalização da Universidade do Estado da Bahia, e dentro desse contexto, principalmente os estudantes do interior, através do fortalecimento dos grupos de pesquisa e do centro de pesquisa. Nesse momento, Bom Jesus da Lapa tem um centro de pesquisa, chamado Centro de Estudos e Pesquisas em Cultura e Religião, e que tem um protocolo especifico com a universidade de Coimbra, e dentro desse protocolo, na política da gestão do departamento do Campus XVII, ela implementou essa ação de intercambio dos estudantes”, disse a Professora Dra. Sandra Célia Coelho Gomes da Silva, Coordenadora Institucional de Mobilidade e Intercambio(Serint).

dor
Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Conforme o Professor da Universidade de Coimbra, Dr. Eduardo João Ribeiro dos Santos, esse intercambio irá fortalecer os laços da UNEB com a Universidade de Coimbra. “Essa ação é uma parceria cultural e cientifica, da educação e da pesquisa. É uma experiencia muito importante tanto para o Brasil como para Portugal. Essa experiencia vai abrir portas, e a gente espera que não feche nunca mais. Esperamos a partir desse intercambio, já preparar para para enviar novos estudantes para a universidade de Coimbra”, frisou.

As viagens estão previstas para o mês de março de 2018.  Os estudantes irão estudar  um semestre em Portugal, de março a maio. Os departamentos se responsabilizarão pelas passagens (ida e volta), pela alimentação e pela hospedagem dos estudantes. As despesas relativas ao visto, seguro e passaporte ficarão a cargo dos participantes.