vacina-3

Quem pertence a algum grupo de risco e ainda não se imunizou contra a gripe tem uma última chance até o fim do dia desta sexta-feira(15) quando termina a campanha, que já foi prorrogada. Conforme o secretário de Saúde de Bom Jesus da Lapa, até a última quinta-feira(7) o município havia conseguido imunizar 13.783 pessoas. Da meta; crianças: 81,41%; trabalhador de saúde: 69,29%; gestantes: 70,18%; puérperas: 92,20%; idosos: 83,79%; professores: 96,37%; meta geral: 81,36%, e pessoas com comorbidades:  1.895.

De acordo a Diretora de Vigilância em Saúde de Bom Jesus da Lapa, Lais Sento Sé, a meta, neste ano, é vacinar 90% do público alvo até o dia 15, quando termina a campanha. Para isso, a vacina está disponível nos postos de saúde. Ela frisa ainda, que a população que faz parte da campanha que ainda não vacinou, precisa procurar os pontos de vacinação.

Devem tomar a vacina, idosos a partir de 60 anos; crianças de seis meses a cinco anos; trabalhadores da área de saúde; professores da rede pública e privada; mulheres gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas privadas de liberdade. A imunização apenas é contraindicada para pessoas alérgicas a ovo, que tiveram reação anafilática em doses anteriores ou que estejam passando por doenças agudas.

1 COMENTÁRIO

  1. Senhores,

    Embora não seja de Bom Jesus da Lapa, não posso deixar de comentar as diversas irregularidades que observei quando estive nessa bonita cidade de povo hospitaleiro.
    1.0 – Quando cheguei a Paratinga-Ba., fiquei perplexo com o estado de conservação da BA 106 que me fez lembrar os fatos narrados por soldados na segunda guerra, que presenciaram terrenos esburacados.
    2.0 Ao chegar à cidade fiquei encantado com sua arquitetura exuberante, com sua população de pessoas simples e gentis,
    3.0 – Como minha namorada reside na cidade e trabalha como professora fiz questão de conhecer as escolas onde ela trabalha e verifiquei que as mesmas estão conservadas, de pinturas novas e recuperadas, porém observei que os alunos vão à escola sem o uniforme completo (camisa/calça e sapato) verifiquei em locco que os estudantes não tem uma merenda decente, e as escolas (a ampla maioria) não fazem uso de diário escolar, e se utilizam de uma recuperação no mês de junho para tentar recuperar os alunos que na sua maioria não são estudiosos.
    4.0 – Em se tratando de uma cidade muito católica, ela possui um conjunto de grutas e planície esplendorosa.
    5.0 – Houve ocasião durante a minha estadia na cidade e tive a necessidade de ir a UPA, que por sinal muito organizada, porém não há uma UTI para atendimento de urgências e emergências e os médicos que atendem na UPA são jovens de pouca experiência. Se você optar por um atendimento de qualidade e for a uma clinica particular terá que pagar em dinheiro, pois a grande maioria existente na cidade não atende por planos de saúde ou pelo SUS.
    6.0 – Na questão de segurança a cidade possui Guardas Municipais que se limita a realizarem rondas nas escolas Municipais e guardar a Prefeitura e os Monumentos.
    7.0 – A cidade possui um trânsito sem fiscalização, onde motos e carros trafegam sem restrições. Na saída da escola observei que várias motos são usadas para transporte escolar com até 04 (Quatro) pessoas em cima das mesmas. Um absurdo.
    8.0 – A cidade não tem um Aeroporto oficial, pois em se tratando de uma cidade turística onde recebe muitos romeiros e visitantes o ano inteiro, há a necessidade da construção o mais rápido possível. Eu até fique sabendo por esse canal de notícias que o Senhor Governador anunciou em visita a cidade, a licitação para a construção do Aeroporto.
    9.0 – Fiquei sabendo da inauguração de um abatedouro e frigorífico no dia 09, muito embora entendo que a premente necessidade para o povo lapense é com a saúde e educação que está aquém do que o povo merece.
    Não sou candidato a nada e detesto politica, mas gostaria que o Exmo. Prefeito da Lapa que está no seu segundo mandato atentasse para esse registro, objetivando melhorar as condições desse povo sofrido.

Comments are closed.