Bom Jesus da Lapa: Governo da Bahia realiza cursos profissionalizantes pela Setre

0
GrupoSCosta-350x250px

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a prefeitura municipal está ministrando quatro cursos profissionalizantes em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. Com turmas de Associativismo e Cooperativismo, Armador de Ferragem, Pedreiro Polivalente e Produção de Frutas e Hortaliças, com 20 alunos em cada curso.

As aulas estão sendo realizadas nas salas do Campus XVII da Universidade do Estado da Bahia(UNEB), por meio de uma parceria com instituição que cedeu o espaço durante todo período das aulas teóricas, com duas turmas no período da manhã e outras duas durante o período da tarde.

As inscrições para os cursos aconteceram na Secretaria de Turismo de Bom Jesus da Lapa, e as aulas começaram no dia 21 de agosto, previstas para terminarem no dia 31 de outubro.

O material didático foi cedido pela Secretaria de Salvador. A carga horária é de 4h em cada período. O governo oferece também lanches e os alunos tem ajuda de custo para o transporte todos os dias.

Bom Jesus da Lapa foi o único município que recebeu quatro cursos, que foram solicitados pelo vereador Romeu Thessing(PCdoB) com o objetivo de profissionalizar os trabalhadores do município para trabalhar nas empresas de energia solar que estão chegando no município, e as turmas de Associativismo e Cooperativismo pensadas pensada para trabalhar na agroindústria que será montada no Projeto Formoso, com o investimentos de R$ 450.000,00 (quatrocentos e cinquenta mil reais), conseguidos também por meio do vereador.

Os cursos integram o Qualifica Bahia, iniciativa voltada à formação social e profissional de trabalhadores e trabalhadoras do estado. O programa é desenvolvido de forma integrada com as demais ações do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda: intermediação para o trabalho, seguro-desemprego, documentação trabalhista e orientação profissional.

Dias 17 e 18 de outubro uma equipe da SETRE da Economia Solidária estará em Lapa onde farão uma oficina para debater um projeto junto com os produtores para construção da agroindústria.