Infestação de potós preocupa moradores do bairro João Paulo II em Bom Jesus da lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

 

quadra
Quadra esportiva da antiga praça do Redondo, no Bairro João Paulo II. Foto divulgado no Facebook.

Moradores do bairro João Paulo II, em Bom Jesus da Lapa,  estão assustados com a invasão de besouros. “Eles aparecem em grande quantidade e soltam um cheiro não muito agradável por onde passam. “Várias pessoas já apresentaram queimaduras aqui por causa desse inseto”, disse uma moradora.

“A quadra da Praça do Redondo amanheceu hoje infestada, chega a dar medo de ver aquele tanto de ‘bicho’. Até os meninos pararam de brincar de bola lá, porque tomou conta, tanto no chão como nas paredes”, afirmou.

BahiaFArmShow-350x250px

Os moradores afirmam que os besouros têm aparecido em quantidades acima do normal, e que não lembram de outro momento, parecido como o atual. “Os insetos estão em praticamente em todos os espaços, mesmo a gente fechando tudo, eles aparecem. Até os meus meninos, eu parei de deixar eles brincarem no chão no período da noite, deixo maior tempo no sofá ou na cama”, lamentou uma mulher.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, uma moradora do João Paulo II pede providência da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A espécie chamada cientificamente de besouro bombardeiro pode provocar queimaduras caso libere líquidos na pele humana e causa mau cheiro, e segundo um biólogo consultado pelo Site Notícias da Lapa, toda a região está sofrendo com a infestação dos potós.

Ele afirma que os besouros  são larvas subterrâneas que são atraídas para a superfície quando o clima está quente e úmido, registrado na região nos últimos dias. E se eles encontram condições ideais para se reproduzirem, acaba aumentando a sua população, que ocupa espaços inclusive nos ambientes urbanos.

Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe. Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa  no (77) 99834-7559.