Lapa: Dois meses após visita, moradores do Projeto Formoso alertam que reivindicações não foram atendidas pelo governador

0
GrupoSCosta-350x250px

Maior produtor de bananas do Brasil, o Projeto Formoso, criado nas décadas de 80 e 90, em Bom Jesus da Lapa, Oeste da Bahia, ao longo dos anos conseguiu se transformar-se no maior produtor de banana do Brasil, responsável atualmente por quase metade do PIB (Produto Interno Bruto) do município. No entanto, há 28 anos a população dessa região reclama da ausência de condições básicas, estruturais, estradas e assistências básicas do poder público.

No dia 05 de agosto a visita do governador Rui Costa criou uma nova expectativa nos moradores, considerando que nos 28 aos de história o perímetro nunca tinha recebido um governador baiano para ouvir as necessidades básicas do povo.

Demandas apresentadas pelo Presidente do Distrito, Sr, Antônio Marcio. Foram lidas todas as demandas dos moradores do Projeto Formoso
BahiaFArmShow-350x250px

A reunião foi realizada na Sede do Distrito, reunido várias representações da região, na oportunidade os moradores colocaram para Rui todas as dificuldades e necessidades do maior produtor de banana do Brasil, como: falta de estrada, falta de segurança, falta de água potável, falta de condições para os produtores aumentarem a produção, foram os principais temas apresentados.

Mesmo  antecipando a agenda da reunião para duas horas antes do evento, os moradores se organizaram e compareceram no auditório do Distrito.

Na reunião Rui afirmou que  visita era uma extensão da sua gestão, em que estava buscado ouvir a população do Estado, na capital e no interior. “O que nos leva a continuar trabalhando para investir na qualidade de vida do povo baiano é ouvir as pessoas. E minhas relações com o povo são muito verdadeiras, e, por isso, eu vim aqui ouvir o que vocês precisam. Meu trabalho é escutar as necessidades e tomar decisões, porque o momento que vivemos economicamente me impede de fazer tudo o que eu gostaria. Levarei essas demandas para as pastas da minha gestão e tentaremos fazer um planejamento para atendê-las. Além disso, estamos licitando o projeto do sistema de abastecimento já em agosto”, afirmou na época.

Rui recebeu de uma moradora, representando todo o perímetro uma cópia do abaixo assinado com mais de 8 mil assinaturas pedindo a adutora.

Rui afirmou que as estradas seriam recuperadas por meio de um consorcio, junto a prefeitura de Bom Jesus da Lapa; que iria convocar o comando da polícia civil e militar para buscar uma alternativa para a falta de segurança no perímetro; disse ainda que o Secretário de Agricultura iria sentar com as representações para buscar alternativa junto as representações do Distrito e Codevasf para melhorar algumas ações.

Os moradores reclamam das condições das estradas, e já lamentam a chegada do período das chuvas. No inicio do ano um caminhão tombou, e em meado de julho outro caminhão tombou em função das condições das estradas.

Segundo os moradores e as representações do Distrito, nada foi feito até o momento, afirmam que o governador visitou Bom Jesus da Lapa no último dia 28, no entanto não tocou em nem uma das pautas firmadas na sua primeira visita.

“Estamos acompanhando de perto, já fomos em Salvador cobrar, mais até o momento não temos nada de novidade”, afirmou o presidente do Distrito.

Falam que vários trechos das estradas que estavam em piores condições o próprio Distrito melhorou.

E o município que ficou de criar o consócio para facilitar a recuperação da estrada, ainda não fez nada, e a licitação do projeto da adutora por enquanto não foi dado nem um parecer oficial de uma possível previsão.

“Olha a gente esperava que agora a coisa fosse andar, temos lutado tanto por essa água, e por melhores condições desse lugar, só que a gente vai ficando desacreditado. Aqui acontece de tudo, tudo mesmo, só que nada acontece. De um tempo para cá muita coisa melhorou, só que muita coisa passa despercebida, e ninguém diz nada, porque já cansou. Vamos ter que criar outras formas de reivindicar melhorias para nosso projeto, temos que manifestar e parar de votar em quem a gente não pode confiar”, afirmou um dos moradores.

A assessoria do Governador não comentou o assunto.