Lapa: Gerência do Incra promove café da manhã com representações da região para fazer diagnostico de 2017 e montar pauta de trabalho de 2018

0
GrupoSCosta-350x250px
incra
As representações cobram mais agilidade no andamento dos processos de Titulação.

Foi realizado na manhã desta segunda-feira(08) na Unidade Avançada do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) do Oeste Baiano, em Bom Jesus da Lapa, um café da manhã com a presença de representantes de assentamentos, acampamentos e do movimento Quilombola. Foi feito um diagnóstico das ações realizadas em 2017, e apresentado propostas que precisam ser feitas pela Unidade em 2018.

fala comu
Lideranças de Serra do Ramalho destacaram a situação da água que as comunidades estão recebendo.

As representações apresentaram um pouco do cenário de instabilidade vivido pela comunidade na região, especialmente as comunidades Quilombolas que lutam pelo processo de titulação dos territórios, afirmando que o INCRA, historicamente se mostrou ausente dessa realidade.

As principais demandas apresentadas foram a morosidade da titulação das terras, a falta de água e as condições precárias das estradas.

gedson fala
Gedson Nascimento frisou que a proposta do Incra é criar uma agenda, e buscar recursos para resolver as demandas apresentadas pelas lideranças da região.
BahiaFArmShow-350x250px

“Esse café da manhã foi muito positivo, onde a gente queria justamente isso, alinhar as ações do INCRA com os assentamentos, acampamentos e com os movimentos Quilombolas para fazer um diagnóstico das ações realizadas em 2017 e do que vai ser realizado em 2018. A gente não pode montar uma pauta de trabalho sem ouvir as comunidades, sem saber o que eles precisam. Então, a ideia desse momento foi essa, ouvir, e daqui para frente montar uma agenda positiva de trabalho”, disse o Chefe Regional da Unidade Avançada INCRA do Oeste Baiano, Gedson do Nascimento Ramos.

Ele disse ainda que a proposta da gerência do INCRA de Bom Jesus da Lapa é buscar parcerias, conseguir recursos, alinhando os trabalhos junto ao Governo Federal, Estadual e municipais.