Lapa: Produtores rurais recebem 100 mil mudas de palma forrageira e treinamento para manter criação alimentada durante seca

0
GrupoSCosta-350x250px

Palma Forrageira

Os pequenos produtores rurais de Bom Jesus da Lapa receberam nesta sexta-feira (04), 100 mil mudas da palma forrageira, através de um programa do governo da Bahia para a segurança alimentar do rebanho e que em Bom Jesus da Lapa contou com a parceira da Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura.

Palma Forrageira1
Cada produtor recebeu 1000 mudas da palma forrageira

Cada produtor recebeu mil raquetes (mudas) de palma para ser um multiplicador dessa ação (variedade, técnicas de plantio, combate à pragas) que visa suprir a falta de alimentos das criações em períodos de seca.

Palma Forrageira2
200 mil mudas já foram entregues em Bom Jesus da Lapa
BahiaFArmShow-350x250px

Mas o que difere esta palma forrageira das tradicionais plantadas?
A variedade distribuída é resistente a pragas, a seca e possui uma boa produtividade. Além disso, os agricultores recebem um treinamento para melhorar o resultado, o adensamento, técnica de plantar mais em menos espaço, e com isso conseguem aumentar em até 10 vezes a produção da palma no mesmo tamanho de área plantado, já que com o adensamento mais palma é plantada por metro quadrado.

De acordo com Ivani Santos, técnica da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR), no Território Velho Chico, a produção com o adensamento pode chegar a 300 toneladas por hectare, enquanto a tradicional varia entre 30 e 40 toneladas na mesma área plantada.
Outra intenção também é criar uma barreira contra a praga da cochonilha do carmim que esta chegando à região Oeste da Bahia. Uma palestra alertou os agricultores lapenses como identificar a praga e quais medidas tomar, inclusive informar as autoridades do estado.

Caso o criador coloque em prática todas as orientações e técnicas é possível manter 27 cabeças de gado durante 6 meses e serve para alimentar também ovinos, caprinos, suínos e aves, até mesmo para o consumo humano, mesmo não sendo este o foco no momento.
O total de mudas distribuídas da palma forrageira já chega a 200 mil, através da parceria com o Município e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.