Lapa: Sem luz há 20 dias, órgão do Estado de apoio a agricultura familiar, SETAF, ainda aguarda ordem de religação

0
GrupoSCosta-350x250px

Setaf

Situação lamentável

O Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar – SETAF, do Território do Velho Chico, que é vinculada a unidade territorial da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do estado, em Bom Jesus da Lapa está, sem energia há mais de 20 dias, aguardando o governo estadual autorizar o serviço.

A situação tem deixado os produtores do município e cidades vizinhas revoltados com o descaso. “Isso para nós tá sendo uma grande vergonha, a SETAF tá a mais de 20 dias sem energia, e o pequeno produtor rural sofrendo com isso. Porque tem documento que ele necessita como a DAP, e tá sem poder fazer”, disse Adalberto da comunidade de Primeira Várzea.

Ele lamentou a falta de compromisso da secretaria do estado responsável pelo órgão, que não resolveu ainda a situação. “Eu acho isso uma grande vergonha para a cidade de Bom Jesus da Lapa, onde tem o nosso órgão trabalhista, que ‘nois’ (sic) não pode procurar nossos direitos”, falou.

A SETAF foi criada no Território do Velho Chico com a finalidade de articular políticas públicas, prestar orientação, realizar ações que visem à inclusão produtiva de agricultores familiares e a promoção do desenvolvimento rural sustentável na região, mas infelizmente os produtores estão procurando o órgão, vindo das comunidades rurais de Bom Jesus da Lapa e dos municípios de Serra do Ramalho, Sítio do Mato, e voltam sem receber o atendimento completo.