Lapa: Vereadores declaram apoio a população de Correntina, e questionam a forma que o governo e políticos da região têm debatido a realidade dos conflitos

0
GrupoSCosta-350x250px

posicionamento camra

O ato promovido pela população de Correntina no dia 02 de novembro, onde mais de 1000 pessoas entram em uma fazenda e quebraram tudo, tentando chamar a atenção das representações do Estado para a realidade vivenciada pelo povo no Oeste da Bahia já atravessou fronteiras, criando vários debates, tanto na região como em outras partes do Brasil, sendo referência de críticas, especialmente dos políticos, e também de defesa.

A ação tem gerado muitos debates, e provocado novas reflexão sobre o modelo apresentado pelo agronegócio na região, e a forma que o Poder Público tem compreendido esse contexto. Contrariando a fala do governo, dos deputados e das representações dos grupos empresariais, grande parte da população da região, mesmo fora da Bacia do Rio Corrente, do município de Correntina onde o conflito está acontecendo, tem se posicionado, reconhecendo a ausência do Estado diante da realidade agrária do Oeste, e declarando apoio a população de Correntina.

Na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira(07) em Bom Jesus da Lapa, alguns vereadores usaram a tribuna para também se posicionarem contra a forma que o governo tem se mostrado diante desse conflito, e criticaram os deputados da região que se mostram distantes da realidade do povo de Correntina, defendendo apenas os interesses de um lado.

romeu fala
Vereador Romeu Thessing

“Nesta semana, onde o Oeste da Bahia, onde a Bahia, onde o Brasil, onde o mundo voltou o olhar sobre um acontecimento, que inclusive alguns políticos que não sabem o que é sofrimento, o que é falta de políticas pública.  Cito especificamente o caso de Correntina”, disse o vereador Romeu Thessing(PCdoB).

O vereador destacou que “as populações mais simples vivem o abandono, e diante da falta de quem escute o clamor, precisam tomar uma altitude. É a população baiana, é a população do Oeste da Bahia, de Correntina, de Bom Jesus da Lapa. A população mais pobre não aguenta mais, o sofrimento, e principalmente o descaso de um governo. As coisas só se aceleram quando fala em grandes fazendeiros, do agronegócio. Quando fala de comunidades, da reforma agrária, das comunidades tradicionais, das comunidades quilombolas e dos sem-terra nada acontece. Infeliz do político, do governador do estado da Bahia, dos deputados estaduais e federais que nos últimos dias, nas últimas horas questionam essa atitude”, disse.

Romeu frisou ainda que não está incentivando a invasão de fazendas, no entanto é preciso refletir se o fazendeiro tem mais direito a água que a população de Correntina. “Em primeiro lugar quem tem que ter direito a água são as comunidades tradicionais”, concluiu.

verador irmão
Vereador Irmão Romilson

O vereador Irmão Romilson (PSC) falou que ele observou no fim de semana “que nas redes sociais deputados que antes falavam que defendia o trabalhador, depois do acontecimento em Correntina passaram a defender o grande latifundiário. Deputados, governador que era para se posicionar do lado dos mais necessitados, nos fere com o posicionamento”,  disse.

Irmão Romilson lembrou que teve que se posicionar em um grupo de Whatsapp de Bom Jesus da Lapa, quando um deputado entrou em cena e começou a criticar o que aconteceu em Correntina, que outrora foram eleitores dele. “Isso me fez uma reflexão, meu Deus! Será que o dinheiro vale tanto? Será que vale a pena? Porque somos passante aqui nesse mundo, porque o que vai ficar aqui são as nossas obras, o que a gente planta aqui”, indagou.

“É, nós não podemos de forma alguma deixar que o dinheiro, que a avareza, bens do outro tome conta do nosso coração”, falou.

nerivaldo
Vereador Nerivaldo Rodrigues

“A gente vê dentro de todo um processo a luta dos pequenos, principalmente os trabalhadores rurais. Onde o colega citou agora a questão do agronegócio, agressivo, sem piedade, impiedoso. E sempre o Estado e alguns representantes que diziam ser defensor do pequeno, e hoje, através da ganância e do poder financeiro se opõe aos pequenos para ficar do lado dos grandes. Isso é vergonhoso, mais eu acredito na justiça, na compreensão, na inteligência dos homens de bom senso”, falou o vereador Nerivaldo Rodrigues (PT).

Está programada uma manifestação pública neste fim de semana em Correntina. A Câmara irá auxiliar Vereadores que queiram participar do evento.