LojaoCosta-350x250px

Loja Maçônica Luz e Liberdade comera 57 anos de fundação em Bom Jesus da Lapa.
Loja Maçônica Luz e Liberdade comera 57 anos de fundação em Bom Jesus da Lapa.

Uma das instituições mais tradicionais de Bom Jesus da Lapa, a Loja Maçônica Luz e Liberdade, comemora seus 57 anos em Bom Jesus da Lapa, Oeste da Bahia.

A Loja foi fundada oficialmente no dia 1º de fevereiro do ano de 1962, sendo registrada como a primeira instituição maçônica constituída no município, tendo como princípios trabalhar os valores éticos e morais dos sujeitos, com o proposto de tornar os indivíduos melhores para a família, o trabalho e a sociedade.

Membro da instituição desde 2003, Hélio Francisco de Oliveira, servidor federal, é o Venerável Mestre da Loja Maçônica Luz e Liberdade. O cargo equivale ao de presidente. Ele conta que tudo começou no ano de 1961, quando os fundadores passaram todo àquele ano em preparação. Ele conta que as dificuldades eram muitas. Os fundadores sentavam em caixotes de madeira e as reuniões eram feitas a luz de lampiões.

O presidente da Fundação foi o Sr. Benjamin Farah, em memória, tem seu nome hoje destacado em escola e estádio de futebol. O Secretário foi o ilustre professor Antônio Barbosa, nome de grande reconhecimento educacional, que à época fez um relato emocionante sobre a importância da Maçonaria em Bom Jesus da Lapa, para o Maçonaria mundial, para a Pátria e para a sociedade.

LOJA MAÇONICA LUZ E LIBERDADE - BOM JESUS DA LAPA

A comemoração dos 57 anos da Loja Maçônica foi realizada no sábado (02). Na oportunidade foi feita a iniciação de dois candidatos e uma homenagem aos descendentes dos fundadores da Loja.

LOJA MAÇONICA LUZ E LIBERDADE - 57 ANOS - BOM JESUS DA LAPA

O Venerável Mestre Hélio destaca a importância de manter dentro da Maçonaria os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, sempre dentro da razão e da justiça, trabalhando sempre em prol de um mundo melhor e os propagando para as gerações futuras.

Saiba quem foram os fundadores da Loja Maçônica Luz e Liberdade em Bom Jesus da Lapa

Abílio Ribeiro Bastos, Alípio Pereira Castro, Américo Vieira Lima, Antônio Alves de Souza, Antônio Ferreira Barbosa, Argemiro Martins Santiago, Benvenuto Ribeiro dos Santos, Celso Gonçalves da Fonseca, Domingos Lisboa, Homero Martins de Oliveira, João Alves dos Santos, João Silva, José Mendonça Filho, Julio José Rodrigues, Luiz Gomes dos Santos, Milton Pereira dos Santos, Pedro Pereira de Castro, Petrônio Sardeiro, Walter Nascy de Araújo Mota, e Benjamin Jamil Farah, que além de fundador também foi o primeiro presidente da Loja.

Arquivo da fundação da da Loja Maçônica Luz e Liberdade de Bom Jesus da Lapa.
Arquivo da fundação da Loja Maçônica Luz e Liberdade de Bom Jesus da Lapa.

A Loja hoje conta com mais de 100 membros.

Outdoor em homenagem a Loja Maçônica Luz e Liberdade pelos 57 anos
Outdoor em homenagem a Loja Maçônica Luz e Liberdade pelos 57 anos.

2 COMENTÁRIOS

  1. Bom trabalho a todos força e honra com união de todos faz grande diferença ajudando a irmandade crescer na ordem fé e esperança paz todos …

Comments are closed.