Loja Maçônica Luz e Liberdade promove ação solidária em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
capa 1
Loja Maçônica Luz e Liberdade/Foto: José Hélio

A  Loja Maçônica “Luz e Liberdade” promoveu neste domingo(19), véspera do dia em que se comemora o dia do Maçom, 20 de agosto, uma  ação solidária na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, em Bom Jesus da Lapa.

pintura
Pinturas/Fotos: José Hélio

Durante a ação foram realizadas diversas ações e serviços, como: roda de  leituras para as crianças, pinturas,  corte de cabelo, teste de glicemia, orientação jurídica, regularização de CPF em parceria com os Correios,  doações de livros, orientação odontológica (saúde bucal), trabalho de manicure e pedicure, e serviços de estética com massoterapia e sobrancelhas.

PRESSÃO
Senhor Antônio/Foto: José Hélio

O senhor José dos Santos Filho, aproveitou a Ação Solidária para aferir a pressão arterial. “Na parte da manhã minha pressão estava baixa, voltando agora da igreja, deu mais alta, alterou um pouco. É importante a gente sempre medir para ficar atento, para poder prevenir”, afirmou

BahiaFArmShow-350x250px

Ele destacou, que deveria ser promovidas mais ações voluntárias  na cidade para a comunidade, com esse perfil, pois,  além do serviços serem gratuitos,  também conscientiza as pessoas  sobre a importância de se conhecer e entender sobre certos cuidados”, e agradeceu: “obrigado a todos pelo atendimento, pelo projeto, que continuem realizado em nossa cidade, mais vezes”, finalizou.

antolina
Dona Anatolina, professora aposentada/Foto: José Hélio

Já dona Anatolina Dias, frisou que a iniciativa da Loja Maçônica Luz e liberdade serve de exemplo para outros seguimentos da sociedade de Bom Jesus da Lapa. “Ações como essa são muito boas, mostram a importância de cuidar do outro, de servir. E aqui, o povo nunca teve essa oportunidade. Eu por exemplo estou aqui, sempre gostei de participar das coisas, sou uma  professora aposentada, mas continuo na ativa, trabalhando”, disse.

“Muita gente não tem condição de fazer uma sobrancelha, fazer unha, fazer nada, e vindo aqui, toma conhecimento, faz a primeira vez, e depois vai procurar um dinheirinho para poder fazer. Sem contar que é importante se cuidar, e aqui, é um incentivo para muita gente que às vezes não faz essas coisas básicas, porque não pode. Eu mesmo não resisti, aproveitei para cuidar do cabelo,  e o atendimento está ótimo”, finalizou.

helio
Hélio Francisco e sua esposa Lélia, e filha Camíla/Foto: José Hélio

Com o objetivo de oferecer serviços e atendimentos básicos a comunidade, o evento chamou a atenção das pessoas que foram atendidas, e de quem passou pelas ruas próximas ao  local, sobre a necessidade do cuidado e da solidariedade com o próximo.  De acordo o Venerável Mestre Hélio Francisco, a  primeira Ação Social da Loja Maçônica Luz e Liberdade foi feita na praça em função do grande fluxo de pessoas, onde foram prestados diversos serviços, com maior número de atendimentos para visitantes e romeiros.

Ele lembrou que a ação realizada faz parte da base da maçonaria, sendo a essência da fraternidade. “Nós pregamos a solidariedade com os mais necessitados, e fazemos isso na prática. E infelizmente temos muitas desigualdades, e existem muitas demandas, e um pouquinho que agente já faz, quem sabe incentiva a sociedade a se tornar mais solidária. Quem sabe outras instituições, não importando a dimensão, filantrópicas ou empresariais, e a sociedade como um  todo, vejam esse momento como exemplo”, e finalizou: “o papel da maçonaria é esse, fazer um pouquinho, para ver se isso venha a se propagar na nossa sociedade.  As pessoas precisam olhar mais para o próximo, ser mais fraterno no seu coração. A gente vê muito o ser humano cada vez mais pensando só em si, com muito egoismo, pensando só no seu umbigo. Por isso a maçonaria busca pregar e agir com fraternidade com o outro, dando exemplo”, pontou Hélio.

pessoas
Pessoas aguardando para serem atendidas/Fotos: José Hélio

A Ação Solidária realizada na praça, faz parte das comemorações do dia do Maçom, onde a Loja Maçônica Luz e Liberdade realiza uma semana de ações, tanto interna como externa. E esse ano, em reconhecimento aos trabalhos realizados a serviço da sociedade lapense pelas duas lojas maçônicas do município, a Câmara de vereadores de Bom Jesus da Lapa, nesta terça-feira(21), com uma homenagem para as duas lojas manônicas do município.

De acordo com a instituição, a Loja Maçônica Luz e Liberdade, fundada no ano de 1962, registrada como a primeira maçonaria no município,  tem como  princípios   trabalhar os valores éticos e morais dos sujeitos, com o proposto de tornar os indivíduos melhores para o meio em que ele convive, seja na família, no trabalho ou na sociedade.

Vejas as fotos