Mais de 60% dos eleitores de Bom Jesus da Lapa ainda não fizeram o recadastramento  biométrico obrigatório

0
GrupoSCosta-350x250px

cadastro-bio-1553882157O recadastramento biométrico obrigatório  do eleitorado de Bom Jesus da Lapa  começou no dia 13 de maio, e tem previsão para terminar em 18 de fevereiro de 2020. Até a última quinta-feira(5), dos 45.401 eleitores do município, só  14.025 passaram pela medida, que corresponde apenas a 30,9%, segundo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia(TRE-BA).

Preocupado com os resultado apresentado, o TRE-BA realizou na última semana uma Audiência Pública em Bom Jesus da Lapa, com a presença de vários município  da região, conduzida pelo   Juiz  Federal Ávio Mozar, que representou  o desembargador Jatahy Júnior. O evento foi  para tirar as dúvidas tanto do poder legislativo como do executivo e da comunidade local, como se processa essa nova faze da biometria, que precisa de uma agendamento eletrônico.

Segundo o Juiz Federal o eleitor pode fazer o  agendamento tanto pela internet, ou pelo telefone 0800 071 6505 que o Tribunal Eleitoral disponibilizou, principalmente para àqueles que estão em distritos mais longínquos, nas localidades do município onde  a internet não pode ser ainda  captada.

BahiaFArmShow-350x250px

Ele destacou também, da necessidade do empenho do TRE, para que as pessoas que ainda não fizeram o procedimento  sejam atendidas, junto com a pareceria e envolvimento da prefeitura municipal e da Câmara. Já que o eleitor que não participar do processo terá seu  título eleitoral  cancelado, e consequentemente, terá vários  prejuízos.

Para agilizar o processo da biometria na Zona 71 de Bom Jesus da Lapa, que atende também os municípios de Sítio do Mato e Serra do Ramalho, o TRE encaminhou   13 quites  para a biometria, onde quatro foram encaminhados para  Serra do Ramalho e dois para Sítio do Mato. Todos os municípios citados  estão com pontos de apoio para fazer a biometria.

A  prioridade do atendimento  é através do  agendamento, no entanto existe dois quites para o comparecimento espontâneo no Cartório Eleitoral. Aqueles que não conseguiram agendar, ou por alguma necessidade, ou urgência em fazer o cadastramento biométrico, podem comparecer ao fórum de Bom Jesus da Lapa e procurar o Cartório Eleitoral, que o pré agendamento será dispensado.

Parcerias para ajudar a mobilizar a população de Bom Jesus da Lapa

Para ajudar o Cartório Eleitoral no novo processo da biometria no município,  a prefeitura de Bom Jesus da Lapa cedeu   16 estagiários através do IEL, e apoio logístico. Já a Câmara colocou as linhas telefônicas da Casa a  disposição da população para fazer o agendamento. Como também, os  15 gabinetes dos vereadores, e espaços para divulgação   nas rádio Bom Jesus AM e a Baiana FM. Além de ceder um carro para o Cartório Eleitoral e um funcionário.

Agendamento

A nova fase da biometria no estado tem como prioridade o agendamento, por meio de site e telefone. Para o atendimento com hora marcada, o eleitor deverá acessar o endereço eletrônico agendamento.tre-ba.jus.br ou ligar para Central de Atendimento 0800 071 6505. Para agendar, o interessado deverá informar nome completo e data de nascimento. Entre os dados opcionais estão o número do título de eleitor e nome completo do pai e da mãe. Para aqueles que desejarem agendar atendimento de alistamento eleitoral (primeiro título), o número do CPF (do titular ou responsável) também deverá ser informado.

Os eleitores da Zona Eleitora  de Bom Jesus da Lapa, também podem ligar para o número de atendimento do Cartório Eleitora (77) 3481-4368.