Mais um Parque Solar pode ser instalado em Bom Jesus da Lapa, agora é uma empresa Latino Americana

0
GrupoSCosta-350x250px
Placa solar da Companhia de energia Actis

No início de mês de maio de 2017 o município de Bom jesus da Lapa passou a ser destaque em várias capas de jornais do país, se tornando uma referência na produção de energia solar, como maior projeto de geração solar em operação no Brasil, parque solar fotovoltaico da Enel Green Power, subsidiária brasileira do grupo italiano Enel. Com um investimento de cerca de US$ 175 milhões, o projeto foi concedido ao grupo em agosto de 2015 no leilão de reserva feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica e o contrato de fornecimento é de 20 anos.

Representações do grupo Atlas, prefeito Eures Ribeiro, juntamente com a presença de vários secretários da gestão municipal.

Com o objetivo de ampliar ainda mais a produção de energia solar em Bom Jesus da Lapa, e conseguir a entrada de mais investimentos, o prefeito Eures Ribeiro, anunciou nesta terça-feira(29) que se reuniu com representantes da empresa Latino Americana, Atlas, para fechar mais uma parceria de construção de mais um parque solar no município.

A empresa Atlas foi lançada na América Latina por uma Companhia de energia solar com fundo britânico Actis, e busca consolidar cerca 40% a 50% dos projetos localizados no Brasil, e tem como meta atingir de 1,3 gigawatt (GW) a 1,5 GW de potência instalada em cinco anos nos países latino americanos.

A Actis já realizou a compra dos projetos da americana SunEdison na América Latina, incluindo 578 MW em projetos em operação ou construção, além de mais de 1 GW em carteira de projetos em fase de desenvolvimento.

Dos projetos adquiridos e que serão de responsabilidade da Atlas estão dois complexos de geração solar fotovoltaica: Juazeiro Solar, com 119 MW, e São Pedro 60 MW. Os dois projetos ficam na Bahia, se a parceria for consolidada o terceiro vai ser em Bom jesus da Lapa.

A população espera que a gestão municipal debata mais esse tema, considerando que Bom Jesus da Lapa já é uma referência na produção de energia solar no Brasil, no entanto pouco tem se debatido sobre o assunto, especialmente dos possíveis impactos causados a longo prazo pela radiação.

Edição: José Hélio