Município de Bom Jesus da Lapa apresenta queda de 24% no número de homicídios

0
GrupoSCosta-350x250px

180013201725051

O trabalho realizado pelas polícias Civil e Militar, por meio do Departamento da    Coordenadoria Regional de Polícia do Interior(24ª COORPIN), e da Companhia Independente da Polícia Militar (38ª CIPM), tem contribuído para a redução de crimes em diferentes cidades da região. Dentre os locais onde é possível verificar o resultado dessas ações, está o município de Bom Jesus da Lapa, que fica a 800 quilômetros de Salvador e apresentou  redução da taxa de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) no primeiro semestre de 2018, comparado com o mesmo período de 2017.

Os seis primeiros meses, e já finalizando o mês de julho deste ano, Bom Jesus da Lapa registrou 19 homicídios dolosos – de acordo com dados da 24ª COORPIN. No mesmo período do ano passado, o índice foi de 25 – ou seja, houve uma redução de 24% em 2018. Em decorrência das ações integradas entre as duas  polícias,  em 46 dias nenhuma homicídio foi  registrado na  cidade.

BahiaFArmShow-350x250px

jackson

Site Notícias da Lapa conversou na manhã desta quarta-feiar(18) com o Coordenador Regional  da 24ª COORPIN, Dr Jackson Trindade, e explicou que esse resultado positivo é fruto de um trabalho anterior. “Nós sabíamos ao longo do tempo, passando coisa de um ano a gente iria começar a colher os frutos desse trabalho, um trabalho sério que vem sendo desenvolvido com muita produtividade e  comprometimento por parte dos agentes, dos delegados e escrivães que chegaram novos. Aliado a experiencia dos remanescentes, dos investigadores e delegados mais antigos. E hoje nós estamos colhendo os frutos  dos trabalhos desenvolvidos a longo prazo, nos anos de 2016 e 2017, considerando que agora em 2018 nós ficamos 59 dias sem registrar homicídios em Bom Jesus da Lapa por duas vezes.

Ele lembrou que no primeiro semestre de 2018 o município teve uma redução de 10% no número de homicídios, e até o último dia 15 a redução aumentou para 22% comparado com o mesmo período do ano passado, e a gora está em 24%.

O delegado explicou a importância do trabalho conjunto entre as instituições, afirmando que a  segurança pública de Bom Jesus da Lapa não se restringe somente a Polícia Civil  e Polícia Militar, como também o Departamento de Polícia Técnica,  o Ministério Público e o Poder Judiciário. “Então tem uma serie de instituições envolvidas em busca disso”, disse.

Dr. Jackson finalizou frisando, que o trabalho integrado leva a resultados positivos por trazer mais celeridade no desenvolvimento de operações e na elucidação dos crimes, que continuará sendo uma prioridade.