Peixamento realizado pela Codevasf introduziu 30 mil alevinos no São Francisco em Bom Jesus da Lapa com a participação de estudantes e pescadores

0
GrupoSCosta-350x250px

d29d6822-4302-480c-8432-b5076bfb54ed

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou, por meio da 2ª Superintendência Regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, um peixamento no Velho Chico contando com a participação de estudantes e pescadores locais. Foram introduzidos 30 mil alevinos de curimatá, espécie nativa do Velho Chico, produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique (2º/CIX), localizado em Xique-Xique. A ação foi realizada na última terça-feira (11), na localidade da Barrinha, contando com a parceria da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-32 e dos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano), campus de Bom Jesus da Lapa.

BahiaFArmShow-350x250px

Os estudantes do curso Técnico em Agricultura soltaram os peixes juntamente com os pescadores, seguindo as instruções de Rodrigo Bernardes, técnico da Codevasf lotado no 2º/CIX. “O peixamento é uma atividade de revitalização do rio São Francisco. A ação da Codevasf visa recuperar não só a natureza, mas também beneficiar toda a comunidade que vive no entorno do rio, com a futura comercialização dos peixes, garantindo o sustento, ou com o consumo próprio, promovendo a segurança alimentar”, disse Bernardes.

Os estudantes demonstraram muita animação com a atividade. “Foi maravilhoso a gente conhecer mais um pouco sobre as espécies de peixe, libertá-los, de forma adequada, no rio. Ter acesso a cuidados necessários tanto para a preservação do rio quanto para a preservação das espécies que vivem nele. Foi uma ação maravilhosa”, disse a aluna Gerlaine Dourado.

1af7d618-779f-4dfe-9ba7-c2aa69345e87 (1)“Essa é uma atividade muito importante para o futuro. E os estudantes são o futuro. Eles têm o papel de levar adiante os conhecimentos que adquiriram hoje. É muito importante que eles conheçam desde cedo a importância dessas atividades de preservação. Gostaria de agradecer pela troca de experiência e, em nome do IFBaiano, agradecer à Codevasf pela ação”, disse Jefferson de Sá, coordenador do curso Técnico em Agricultura do IFBaiano.

“Estou muito feliz por participar dessa ação. Gostaria que esse conhecimento que esses estudantes adquiriram aqui fosse utilizado mais para a frente. Contamos com esses estudantes para ações que possam reparar o que já foi degradado e para conscientizar e evitar mais degradação com coisas que podem ser evitadas, como o descarte de lixo, de plástico, em locais inadequados, fazendo com que eles acabem chegando e se acumulando no rio”, diz Nerivaldo Barros, presidente da colônia dos pescadores Z-32.

Xique-Xique

Anteriormente, a Codevasf realizou peixamento também em Xique-Xique, na Ipueira, no Porto das Pedras, em parceria com a Prefeitura Municipal, contando com a participação de alunos da Escola Municipal Professora Anita de Carvalho Silva. Além dos alunos, os técnicos da Codevasf soltaram os alevinos juntamente com representantes da Prefeitura, pescadores e professores.

Além do repovoamento do rio São Francisco, recompondo os estoques pesqueiros, a ação teve caráter educacional para mostrar principalmente para estudantes e pescadores a importância de uma consciência ambiental, para a preservação da natureza.