Profissão Professor, desafio constante!

1
GrupoSCosta-350x250px

ricardo

Por: *Luiz Ricardo Pereira de Almeida Braga

A educação escolar em sua efetividade social, só se dá a partir de construções intelectuais forjadas no contexto da profissão docente. Hoje, dia em que se comemora o dia dos/as professores, expresso aqui a necessidade de algumas reflexões, uma delas é pensar que a tessitura do fazer docente consiste na educação para a diferença, e esta, antes de tudo, deve ser para uma atitude revolucionária.

Entre várias complexidades que estamos vivendo na profissão docente, uma delas é, antes de tudo, compreender que a escola e consequentemente o ato de educar em sala de aula é um espaço de disputa das consciências que, em suma, é o espaço para o esforço do desvelamento da emancipação humana.

O dia de hoje é simbólico e representa o que somos: seres de resistência em desafio constante! Não afastemos da luta; não afastemos da resistência; não afastemos de fincar o pé em defesa da democracia; não afastemos da luta do direito da humanidade!
Que possamos ser luz acadêmica onde houver a escuridão da ignorância!
Que possamos ser garantia das liberdades democráticas onde houver silenciamento de nossas vozes!
Que possamos criar caminhos onde houver retalhamento de nossos passos!
Que possamos ser práxis onde houver práticas escravizadas!
Que neste dia 15 sejamos professores da tomada de atitudes,  contra o fascismo,  contra o racismo, contra a homofobia; que neste dia 15 sejamos PROFESSORES.

Que a força e a luta dos/as educadores progressistas tomem conta dos nossos sonhos e ideais!
Feliz dia dos PROFESSORES!

*Luiz Ricardo Pereira de Almeida Braga é graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Meste em Educação pela UNB, Doutorando em Educação  na UNR, e  professor da UNEB. 

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns professor Luiz Ricardo! Vc com suas belas palavras, retratou a educação que respeita as diferenças e que transforma vidas. 👏👏👏. O fazer educacional no dia a dia escolar precisa ter essa consciência: Educar para libertar e não para oprimir!

Comments are closed.