“Projeto da Adutora do Projeto Formoso será licitado agora em agosto”; diz governador

0
GrupoSCosta-350x250px
Abaixo-assinado pelo direito a água potável realizado em fevereiro pelos moradores contou com 8.026 assinaturas e foi entregue ao governador Rui Costa.

O governador da Bahia Rui Costa (PT), em visita realizada ao Distrito 33, no projeto Formoso neste sábado(5), anunciou que “o projeto da Adutora está sendo licitado agora em agosto”. A Companhia Estadual de Recursos Hídricos do Estado da Bahia (CERB) está publicando agora em agosto a licitação do projeto, e a previsão e prazo que vai ser dado”, disse.

Rui afirmou que o projeto ficará pronto em abril de 2018, e a partir disso irá conhecer o seu custo. “Como eu não tenho projeto não se sabe quanto custa, o primeiro passo é fazer o projeto, e esse eu já mandei fazer,  agora em agosto tá publicando a licitação. Ai depois disso nós iremos correr atrás dos recursos”, destacou.

Esta é mais uma notícia positiva na luta pela água potável no Formoso. Essa notícia era uma das mais esperadas pela população e pelas representações políticas que estão lutando por essa proposta.

BahiaFArmShow-350x250px

O   perímetro de irrigação do Projeto Formoso, administrado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) localizado no município de Bom Jesus da Lapa, no Médio São Francisco baiano, conhecido como o maior produtor de banana do Brasil, ainda sofre com a falta de água tratada, já que mesmo estando em evidencia no Brasil, os moradores sempre lamentaram a falta de água potável.  O assunto passou a ser um dos principais temas de debate entre os moradores do perímetro, das representações políticas e dos meios de comunicação de Bom Jesus da Lapa.

Reunião realizada na sede do Distrito neste sábado(5) no setor 33 do Projeto Formoso com o Governador

E depois de 28 anos de descaso dos órgãos responsáveis, em especial da CODEVASF, um dos vereadores de Bom Jesus da Lapa, Romeu Thessing teve a iniciativa de propor um baixo-assinado para os moradores, recebendo todo apoio e endosso da Igreja Católica, por meio da Paroquia Nossa Senhora das Granças , onde  40 pessoas  fizeram o trabalho de recolher assinaturas no município de Bom Jesus da Lapa, “reivindicando a construção de Adutora e Estação de Tratamento de Água para os perímetros irrigados A e H”. Em fevereiro de 2017, o documento também foi direcionado a Presidente da Codevasf Kênia Régia Anasenko Marcelino, em Brasília já com as 8.026 assinaturas, que não deu nem um parecer sobre a situação.

De lá para cá a comunidade começou a cobrar mais, e se posicionar com mais intensidade diante do desejo de ter água apropriada para o consumo em suas casas. E por meio do vereador Romeu, que passou a intensificar junto as representações políticas em Salvador, com o Deputado Federal Davidson Magalhães e a secretária estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana, em defesa da construção da adutora do Formoso junto ao Governo da Bahia. A partir disso  a CERB, começou no dia 10 de junho os primeiros trabalhos de levantamento topográfico da área do perímetro do Projeto Formoso, que permitiriam a construção do projeto da adutora de abastecimento de água. Até  então a gestão municipal não tinha se  manifestado concretamente em defesa dessa causa, deixando os moradores inconformados. Na época, a situação que levou o vereador Romeu a declarar independência da gestão municipal, saindo da base da gestão municipal.

Reunião realizada no dia 6 de junho com o Deputado Federal e Presidente do PC do B, Davidson Magalhães e a secretária estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana em defesa da construção da adutora do Formoso junto ao Governo da Bahia

No dia 6 de julho o Prefeito de Bom Jesus da Lapa , Eures Ribeiro, esteve com o vereador Romeu, em uma audiência com o Deputado Federal e Presidente do PC do B, Davidson Magalhães e a secretária estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana. No encontro o prefeito, o vereador, o deputado e a secretária, se uniram com intuito de construir uma aliança forte junto com o Governador Rui Costa para “iniciar a realização do sonho da água potável, que culminou nesta visita do governador.

Os moradores e o Vereador Romeu estão mais confiantes no resultado, mas já adiantam, que as cobranças vão continuar, até a água tratada jorrar nas torneiras das famílias dos produtores do projeto formoso em Bom Jesus da Lapa, maior produtor de banana do Brasil.