Raio atinge casa em Bom Jesus da Lapa e deixa casal apavorado; “o fogo sapecou o braço da minha esposa e um pouco das minhas costas”

0
GrupoSCosta-350x250px
casa raio
Casa atingida pelo raio/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Um forte temporal caia no fim da tarde desta quarta-feira (10) em Bom Jesus da Lapa e deixou um casal apavorado, depois que uma forte descarga elétrica(raio) caiu na residência onde os dois moram. A casa fica aproximadamente 200 metros da central de transmissão da Rádio Bom Jesus AM, que também foi atingida por um raio no mesmo horário da chuva, deixando a emissora fora do ar  até o final da tarde desta quinta-feira (11). 

DSC_0183
Jose Manoel/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

O senhor Jose Manoel que mora na casa onde o fato aconteceu, e cuida da central de transmissão da Rádio Bom Jesus AM, afirmou ao Site Notícias da Lapa que ele e a sua esposa ficaram apavorados. “Eu estava sentado no sofá, e minha esposa sentada no outro, quando a gente viu foi o pipoco e o fogo aqui dentro de casa, deixou minha esposa toda sapecada. o fogo sapecou o braço da minha esposa e um pouco das minhas costas”, disse.  

lugar que o raio atingiu
Parede atingida pelo raio/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Ele frisou que ficou desesperado. “A gente viu o barulho e terra caindo, encheu de terra daqui lá fora. O raio desceu que clareou tudo, nós sentimos muito medo. Minha esposa foi trabalhar hoje assustada.  Aqui trovejou muito com relâmpagos fortes, na hora a energia foi embora”, finalizou.  

Segundo um especialista em eletricidade, para envitar acidentes com raios é preciso tomar alguns cuidados pessoais. Entre eles: 

– Não saia de casa durante tempestades. 

– Se estiver em um local desabrigado e sentir os pêlos arrepiados ou a pele coçar, ajoelhe-se e curve-se para a frente, pondo as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles. Nunca deite no chão. 

NA RUA 

– Procure abrigo. 

– Evite áreas abertas, como campos de futebol. Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos ou trilhos, assim como de torres de transmissão. 

– Não fique embaixo de árvores 

– Não use motos nem bicicletas. 

– Permaneça dentro do carro ou do ônibus. 

EM CASA 

– Afaste-se de tomadas, canos, janelas e porta metálicas. Não use equipamentos elétricos e nem atenda telefone, exceto sem fio.