Recuperação da BA 160: 60 ou 16 km? Questionam populações quilombolas à margem da via em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
BA 160 em Bom Jesus da Lapa
BA 160 em Bom Jesus da Lapa

A BA 160, rodovia estadual, trecho de Bom Jesus da Lapa à cidade de Malhada está praticamente intrafegável. Essa informação não é novidade. O que tem-se de novo foi o anúncio de recuperação da pista com cascalho, pelo Governo da Bahia, através da empresa Atlântico Engenharia Ltda E-PP, ganhadora da licitação num trecho de 65,5 km. Resultado que veio depois de vários protestos e solicitações da população, lideranças e autoridades locais.

Agora a população cobra urgência na obra, já que os trechos onde foram feitos o patrolamento ficam piores sempre que chove.

Para acrescentar dramaticidade a situação, que já não é das melhores, o Governo colocou a placa de indicação da obra, com valores e o trecho a ser recuperado.

Veja os detalhes na imagem

BA 160 - Placa da Obra

Como pode ser conferido, a placa não indica 65,5 km de recuperação, mas sim 16,4 km (entre pontos destintos). Situação que causou indignação dos moradores à margem BA 160, que questionam: A recuperação da BA 160 será em 60 ou 16 km?

As representações que acompanhar a obra, entraram em contato com o responsável técnico da empresa Atlântico Engenharia Ltda E-PP,  disse que “a obra será somente nos 16,4 quilômetros”. Já a Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA), que deu uma resposta diferente da empresa. Para a SEINFRA houve erro de impressão na placa, que o trecho a ser efetivamente recuperado será dos 65,5 km e que uma nova placa será confeccionada para substituir a atual.

Cansados de sofrer prejuízos ao longo do tempo com a precariedade da BA 160, os moradores querem uma garantia.

“Nós estamos nos sentindo traídos. A dúvida é se vamos ter uma estrada melhor ou se o governador não vai cumprir o que nos prometeu”, disse uma das lideranças ouvidas pelo site Notícias da Lapa.

“Vamos esperar e confiar, não tem porque a obra não ser realizada nos 60 quilômetros. Seria o maior absurdo se isso não acontecesse”, disse outro.

Até o momento a substituição da placa não ocorreu e a população está em alerta.