Responsável pela jurisdição de 91 municípios, Comandante Brasil fala da função e importância da Marinha na região de Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

brasil

A completar um ano e sete meses como Agente Fluvial da Marinha do Brasil em Bom Jesus da Lapa, Comandante Marcelo Miléo Brasil conversou nesta terça-feira(20) com site Notícias da Lapa sobre as ações e importância da Marinha para a região, em especial no Rio São Francisco, com uma jurisdição de 91 municípios.

Brasil destacou que a Marinha é a autoridade marítima brasileira e órgão responsável pela fiscalização nos mares e rios que cortam o território nacional, e que aqui os militares protegem o rio São Francisco. “A Agencia Fluvial de Bom Jesus da Lapa é basicamente um tripé, segurança da navegação, salvaguarda da vida humana nos mares, e aqui no rio, e prevenção da poluição hídrica por parte de embarcações”, falou.

BahiaFArmShow-350x250px

Ele disse que além de credenciar e acompanhar os pescadores, todas as embarcações são fiscalizadas periodicamente, especialmente nos períodos de romaria, onde tem maior movimentação de passageiros. “Nós cuidamos da parte de habilitação dos pescadores, formação de condutores de balsa, que tem muito aqui na nossa jurisdição, e também fiscalização e inspeções navais. São ações administrativas em que a gente verifica a habilitação dos condutores, e se embarcações estão inscritas na Marinha”, destacou.

“Verificamos se as embarcações estão com a tripulação correta conformes previsto em norma, se estão com o material de salvatagem, extintor de incêndio, dentre outros itens. Nossa atividade é basicamente essa, com o intuito de prevenir acidentes. E quando ocorre algum acidente aqui no Rio São Francisco ou em outros lugares que pertencem também a nossa jurisdição, tomamos algumas atitudes imediatas. De imediato formamos uma equipe, colocamos nossos militares e meios na água, e, nos casos de afogamentos, também comunicamos o corpo de bombeiros de barreiras, que encaminha uma equipe para as buscas”, falou.

O Agente Fluvial afirma que pelo fato da região não ter um Corpo de Bombeiros, quando se toma conhecimento de algum afogamento, é formado uma equipe da Marinha de imediato para o suporte necessário, enquanto aguarda a chegada de apoio do Corpo de Bombeiros, mesmo com algumas limitações para esse cargo. E que em função da grande quantidade de municípios que precisam ser acompanhados pela Marinha, é necessário um bom planejamento. “Acompanhamos toda região, e focamos pontos estratégicos, onde temos maior concentração de balsas e de travessias”, esclareceu.

Ele alertou que somente pessoas habilitadas podem pilotar embarcações, e que a conscientização de todos é fundamental para garantir a segurança. “É importante que a sociedade tenha a percepção que tão ou mais importante que a fiscalização é a conscientização”, e lembrou: “é importante navegar distante de banhistas, respeitando cada situação. Sempre se atentar para não ultrapassar a lotação das embarcações e a disponibilidade de coletes e boias para todos os tripulantes e passageiros, são regras que devem ser respeitadas”, finalizou.

Veja as principais recomendações da Marinha para manter a segurança no Rio São Francisco;

1) Esteja atento e vigilante durante a navegação. Você é o responsável por tudo que acontece a bordo.

2) Conduza sua embarcação com velocidade segura. Isso permite a realização de manobras em caso de situação imprevista e evita acidentes.

3) Conheça bem todos os lugares por onde a embarcação irá navegar. Não navegue no “escuro”.

4) Respeite o limite de pessoas a bordo e garanta a estabilidade da embarcação. A maioria dos acidentes com vítimas fatais são causados por esse descuido.

5) Calcule o consumo de combustível para ir e voltar. Guarde sempre um terço para eventualidades.

6) Quando ancorado, não movimente a embarcação se tiver alguém por perto na água. A diversão e a segurança precisam navegar juntas!

7) Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo. Mas não se esqueça de que a prevenção é o seu melhor salva-vidas.

8) Não polua o rio.

9) Tenha em mão, sempre, a sua habilitação e os documentos obrigatórios.

10) Faça manutenção preventiva na sua embarcação.

11) Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir sua embarcação.

12) Calcule o combustível para ir e voltar. Faça o cálculo em três partes: um terço para ir, um terço para voltar, e um terço de reserva.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa  no (77) 99902.8768