Reunião discutirá organização do Poder Público para Romaria de Bom Jesus da Lapa

1
GrupoSCosta-350x250px

 

0d0ef876-2ed7-4b22-b391-4b8afb8a8af2
Primeira reunião realizada no dia 29 de maio/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

O planejamento, a organização e a execução de ações para a “Romaria de Bom Jesus da Lapa 2019” serão discutidos em uma reunião na próxima quarta-feira (12), às 14h, na Câmara de Vereadores da cidade. O encontro faz parte de um procedimento administrativo instaurado pelo Ministério Público estadual para avaliar as políticas públicas de segurança, meio ambiente e cidadania a serem executadas no evento religioso. No dia 29 de maio, a primeira reunião sobre o tema contou com a presença dos promotores de Justiça Clodoaldo da Anunciação e Alex Bezerra, da Promotoria Regional de Bom Jesus da Lapa, além de defensores públicos, membros da OAB/Ba, integrantes da Polícia Militar e Civil, líderes religiosos, empresários da área de hotelaria, vereadores, servidores públicos e secretários municipais. Na ocasião, o promotor Clodoaldo explicou que a Romaria acontece a mais de 300 anos no Município e que, por isso, o MP pretende contribuir para sua realização ao atuar antecipadamente na resolução de problemas que podem ocorrer na festa.

No encontro da próxima semana, as instituições e secretarias presentes deverão apresentar seus respectivos planos de trabalho para a realização da festa, especialmente a partir dos compromissos firmados na primeira reunião. Foram eles: confecção de um mapa com os locais das instituições e seus telefones úteis a ser distribuído na festa; sinalização do caminho para hospitais e UPAs; envio ao Governo estadual de um ofício sobre a implantação de Corpo de Bombeiros na cidade; aumento de fiscalização no “Morro”, impedindo a colocação de novas antenas no local; proibição de acampamento nas redondezas da Igreja e/ou do evento; uso de um cordão de isolamento na coroa; proibição de instalação de barracas nos locais de entrada e saída dos órgãos de seguranças e elaboração de cartilhas educativas destinada aos romeiros. Neste ano com o tema “Bom Jesus nos chama a viver e promover a liberdade pelo direito e a justiça”, a Romaria acontece nas primeiras semanas de agosto.

Fonte: MP-BA

1 COMENTÁRIO

  1. loura silva santos eu levo romaria pra bom jesus da lapa a 40 anos e de ums anos pra o costo de aluga uma casa ta muito caro casa simplis um a besordo olha que a genti fica no bairro beira rio um simplis quarto cem banheiro cem piso e trezentos quatozentos muito a qui di vitoria da con quista ta trocando aromaria pela prai porque na praia ta mais barato no mercado tinha que te uma fiscalizasao os boques que vende comida defecio encontra uma comida boa tudo mal feita oano passado foi almoça la levei ums dez pessoas pedimos mocoto severi um mocoto conzido cem tempero fedendo bosta de boi um nojo

Comments are closed.