Romaria na Academia: UNEB de Bom Jesus da Lapa promove o II Encontro Nacional

0
GrupoSCosta-350x250px

Foi promovido nos dias 28 e 29 de julho, em Bom Jesus da Lapa, o II Encontro Nacional, “Romaria na Academia”, organizado pelo Centro de Estudos Interdepartamental em Cultura e Religião (CEICR) do Campus XVII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) de Bom Jesus da Lapa.

BahiaFArmShow-350x250px

Durante os dois dias foram apresentados vários trabalhos sobre as Romarias de Bom Jesus da Lapa já feitos pelo CEICR, mostrando o lado cientifico e a importância de fortalecer as ações vinculadas ao lado científico e estatístico, considerando a importância cultural e econômica do evento para o município e região.

Momento da dança Sagrada, feita pela Profa Dra. Karla Viviane

A proposta do CEICR no Campus XVII em Bom Jesus da Lapa foi apresentada pela coordenadora do  Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Religiosa, Cultura e Saúde (GEPERCS), Profa Dra. Sandra Célia, que destacou que o objetivo é criar um espaço social onde será preservado e transmitido tudo que se tem produzido no município sobre o tema “Romaria”.

Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Religiosa, Cultura e Saúde (GEPERCS), Profa Dra. Sandra Célia

Sandra falou dos desafios e avanços dos estudos, destacando o papel importante da UNEB em Bom Jesus da Lapa.  “O centro passou por toda uma resistência, foram cinco anos de estudos, com a participação de professores dos Campus de Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Caetité e Brumado, por entenderem que a Romaria tem algo muito mais além, que transcende o Brasil e o mundo”, disse. A professora lembrou  também da importância que a cidade de Bom Jesus da Lapa tem no cenário mundial.

Diretora do Campus XVII, Cynara Sento-Sé Alves

A Diretora do Campus XVII, Cynara Sento-Sé Alves, ressaltou a grandiosidade do Grupo de Pesquisa para Bom Jesus da Lapa e do papel importante da professora Sandra e dos professores e alunos que tem desenvolvido esse projeto. “A ideia foi toda dela e de um grupo professores junto com ela, então isso é algo que nós vamos colher frutos”. Cynara lembrou também a importância da participação da Professora Lúcia Márcia, “quando ela participou do I Colóquio de Religião no Campus de Lapa”.

Na oportunidade a Diretora falou dos desafios da Universidade frente algumas realidades, para que o CEICR funcione. Ela lembrou que a falta de espaço dentro da instituição dificulta a realização de algumas ações, e em função disso, será alugado um espaço para atender o Centro de Pesquisa e a biblioteca.  “Nós só temos dez salas de aula no departamento e estamos em processo de construção do outro, que a gente espera as medidas parlamentares, a gente precisa de 5 milhões para concluir o nosso novo campi”, disse.

Cynara agradeceu o apoio do município e dos parceiros, “os quais tem fortalecido as ações da universidade”.

Prof. Esp. Fabrício Lopes Rodrigues – DEDC – Campus XII – Guanambi

O Prof. Esp. Fabrício Lopes Rodrigues – DEDC – Campus XII – Guanambi, falou sobre o Marketing Religioso: Contexto da Romaria do Bom Jesus da Lapa, e chamou a atenção para os dados estatísticos e sobre os conceitos que ainda não são compreendidos quando se fala do Marketing Religioso. “Hoje é um mercado altamente forte para a cidade de Bom Jesus da Lapa e região, por isso que a dez anos atrás a cidade tinha uma romaria, hoje tem romaria sempre, e a gente não percebe a força que tem isso aqui. Na cidade de Guanambi recebemos 30 a 40 ônibus de romeiros, param no mercado municipal para comer, beber, comprar artesanato, qualquer coisinha, e faz com que a micro economia de uma região venha girar em torno do mercado da fé, eu falo mercado porque isso gira em torno de 327 milhões (de reais). Qualquer pessoa que vem aqui, ela quer levar algo”, explicou.

Prof. Dr. Jânio Roque Barros de Castro, destacou “As Abordagens para o Sagrado na Geografia: leitura a partir da cidade, Santuário de Bom Jesus da Lapa”

O professor Jânio Roque chamou à atenção ainda para as “mudanças que já aconteceram nos últimos anos na rede hoteleira e no comercio, que precisa se adaptar e discutir esse mercado entendendo toda essa dinâmica”.

Profa. Phd. Dra. Maria Lúcia Basto Alves – Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN,  falou sobre o tema “Devoções, rito e turismo religioso: perspectivas de análise sobre a Romaria de Bom Jesus da Lapa – Ba”

Foram apresentadas no encontro várias outras temáticas, todas vinculadas a romaria do Bom Jesus.

O evento é parte da continuidade aos estudos iniciados em 2012 sobre o fenômeno de romarias que há mais de três séculos marcam a comunidade local, regional, nacional e internacional e que por meio do departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – UNEB – Campus XVII, em Bom Jesus da Lapa apresentou mais um evento cientifico no projeto “Romaria na Academia”.

Estiveram presentes também ao evento a Secretária de Turismo, Edna Rosa, o Secretário de Educação, Luiz Ricardo,  o Bispo Diocesano de Bom Jesus da Lapa, Dom João Santos Cardoso  e de várias representações da administração municipal.

O evento foi finalizado com uma visita Guiada ao Santuário de Bom Jesus da Lapa.