SAAE investe em novas Tecnologias da Informação e se aproxima cada vez mais do consumidor em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
sssa
Onde pagar contas, locais de atendimento, consulta de débito, vencimento, falta d’água, qualidade da água, conserto de cavalete, 2º via de conta, comunicar vazamento, chat online e muitos mais.

Os avanços tecnológicos tem se multiplicado; o uso das novas tecnologias tem facilitado a comunicação, a gestão dos negócios e um melhor controle da informação.
Buscando melhorar ainda mais a relação com os usuários dos serviços oferecidos pelo SAAE, o diretor da autarquia Gerson Nunes contratou uma empresa especializada na criação e desenvolvimento de aplicativos, com o objetivo de facilitar o acesso e a comunicação dos consumidores com a Autarquia. O 2° aplicativo já está em fase final de criação, o mesmo é uma espécie de Whatsapp exclusivo do SAAE que será lançado até final do mês. As pessoas vão poder instalar em seus celulares, smartphones, tablets e outros, tendo a oportunidade de consultar e solicitar diversos serviços.

aplicativo saae
Conexão o SAAE ao cliente via chatbot no Whatsapp, 24 hs pela navegação automática. Qualidade da água em tempo real.

Será possível obter a segunda via da fatura, ver histórico de consumo, fazer reclamações, informar sobre algum vazamento ou transbordo de esgoto, entre outros.
Os servidores do SAAE estão empolgados com essa inovação o que vai melhorar o trabalho como um todo da equipe. Edileusa é responsável pelo setor de informática, e ela afirma que  “essa inovação da atual gestão mostra o quanto o SAAE tem melhorado na sua relação com a população”, destacou.

Segundo Gerson Nunes, “além desse aplicativo outros estão também sendo implantados internamente na área administrativa, como exemplo: o de Operação e Controle da Estação de Tratamento de Água. Até dias atrás os operadores da ETA se serviam apenas de formulários em papel para armazenagem dos dados gerados diariamente na realização dos trabalhos, isso dificultava a geração de relatórios e o cruzamento das informações para melhor compreensão do funcionamento do sistema. Com o atual aplicativo diversos relatórios gráficos são gerados nos permitindo inclusive enviar mais facilmente as informações aos órgãos de controle como exemplo: o SISÁGUA que é o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para consumo Humano (Vigiagua), construído com base no referido programa e na Portaria MS n° 2.914/2011, que tem como objetivo auxiliar o gerenciamento de riscos à saúde associados à qualidade da água destinada ao consumo humano, como parte integrante das ações de prevenção de agravos e de promoção da saúde, previstas no Sistema Único de Saúde”, disse.

BahiaFArmShow-350x250px

O diretor do SAAE falou ainda que Bom Jesus da Lapa é o primeiro município da região região e talvez do Estado a usar esse tipo de aplicativo, que foi desenvolvido de acordo as necessidades locais. “A proposta de tornar os municípios inteligentes tecnologicamente, é uma proposta do prefeito Eures Ribeiro, que no 6° Encontro dos Prefeitos da Bahia foi o tema principal do debate. A tendência  é que outras pastas tomarão iniciativas semelhantes aperfeiçoando a prestação de serviços ao povo lapense”, finalizou.